A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281 |
Resumo: | Queria dar um bom-dia a todos e dizer que eu estou muito feliz pelo momento, pela oportunidade que ternos de trazer para a comunidade universitária esse debate sobre surdez, fato tão raro durante todos esses anos. Agora que estamos começando a entrar com esta discussão aqui no Ceará. Quero dizer que, para mim, é sempre muito bom falar sobre isso, porque eu me envolvo com essa questão com muita emoção. Pode acontecer que durante a minha fala eu me emocione, eu sou assim. E quando eu estou apaixonada por urna temática isso flui com muito mais facilidade.Não vou pedir perdão por isso, é sinal de que eu tenho muita vontade, muito desejo e muito envolvimento. Em 2005, no final do ano passado, nós fizemos um levantamento quantificando os estudantes com deficiência na UFC. Não foi uma surpresa para nós: não encontramos nenhum surdo. Aí vem a pergunta: "Por que é que não encontramos na UFC nenhum estudante surdo?" Para mim isso é colocado como problemática social, é um problema social. Na minha concepção, a surdez não é responsável por essa situação na qual o surdo se encontra. Essa situação de não poder ou de não ter acesso a Universidade. A surdez não é responsável por isso. Assim, eu coloco essa problemática como um problema social, da sociedade. Então, que circunstâncias podem levar a essa situação? Que fatores sociais e pedagógicos a gente pode encontrar para justificar tal situação? São perguntas que a gente vem tentando responder, dando a nossa colaboração. [...] |
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