A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartholomeu, Daniel
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Di Nucci, Eliane Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236
Resumo: The study aims to identify whether anxiety plays a role in writting achievement. Twentyfour second-grade students from a private elementary school were submitted to the Escala de Ansiedade and Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Among the results obtained by the Spearman correlation test, significant negative correlation between anxiety compensation strategies and the wrong words were verified. No sex differences were observed. Nevertheless eight-year-old kids differed from nine-year-old conceming anxiety and generic fear. Other studies based on larger samples are suggested.
id UFC-7_f56a47be369cbd1fa305d605176738f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/15236
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escritaAnsiedadeDificuldade de escritaEscritaWrittingLearning disabilitiesThe study aims to identify whether anxiety plays a role in writting achievement. Twentyfour second-grade students from a private elementary school were submitted to the Escala de Ansiedade and Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Among the results obtained by the Spearman correlation test, significant negative correlation between anxiety compensation strategies and the wrong words were verified. No sex differences were observed. Nevertheless eight-year-old kids differed from nine-year-old conceming anxiety and generic fear. Other studies based on larger samples are suggested.Este estudo objetivou identificar se a ansiedade no âmbito escolar interfere na aquisição da escrita. Foram estudadas 24 crianças de segunda série do ensino fundamental, de uma escola particular, por meio da Escala de Ansiedade, Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Os resultados obtidos por meio da prova de correlação de Spearman, verificou-se uma correlação negativa entre as estratégias de compensação da ansiedade e os erros em escrita. Não foram encontradas diferenças referentes a gênero. Todavia, as crianças de 8 anos diferiram das de 9 em relação a ansiedade e medo genérico. Sugerem-se novos estudos com amostras maiores.Revista Educação e Debate2016-02-19T14:56:39Z2016-02-19T14:56:39Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARTHOLOMEU, Daniel; DI NUCCI, Eliane Porto. A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 48-57, 2006.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236Bartholomeu, DanielDi Nucci, Eliane Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:56:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15236Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:32.419246Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
title A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
spellingShingle A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
Bartholomeu, Daniel
Ansiedade
Dificuldade de escrita
Escrita
Writting
Learning disabilities
title_short A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
title_full A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
title_fullStr A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
title_full_unstemmed A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
title_sort A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
author Bartholomeu, Daniel
author_facet Bartholomeu, Daniel
Di Nucci, Eliane Porto
author_role author
author2 Di Nucci, Eliane Porto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartholomeu, Daniel
Di Nucci, Eliane Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Dificuldade de escrita
Escrita
Writting
Learning disabilities
topic Ansiedade
Dificuldade de escrita
Escrita
Writting
Learning disabilities
description The study aims to identify whether anxiety plays a role in writting achievement. Twentyfour second-grade students from a private elementary school were submitted to the Escala de Ansiedade and Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Among the results obtained by the Spearman correlation test, significant negative correlation between anxiety compensation strategies and the wrong words were verified. No sex differences were observed. Nevertheless eight-year-old kids differed from nine-year-old conceming anxiety and generic fear. Other studies based on larger samples are suggested.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-02-19T14:56:39Z
2016-02-19T14:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARTHOLOMEU, Daniel; DI NUCCI, Eliane Porto. A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 48-57, 2006.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236
identifier_str_mv BARTHOLOMEU, Daniel; DI NUCCI, Eliane Porto. A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 48-57, 2006.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028881467179008