A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236 |
Resumo: | The study aims to identify whether anxiety plays a role in writting achievement. Twentyfour second-grade students from a private elementary school were submitted to the Escala de Ansiedade and Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Among the results obtained by the Spearman correlation test, significant negative correlation between anxiety compensation strategies and the wrong words were verified. No sex differences were observed. Nevertheless eight-year-old kids differed from nine-year-old conceming anxiety and generic fear. Other studies based on larger samples are suggested. |
id |
UFC-7_f56a47be369cbd1fa305d605176738f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/15236 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escritaAnsiedadeDificuldade de escritaEscritaWrittingLearning disabilitiesThe study aims to identify whether anxiety plays a role in writting achievement. Twentyfour second-grade students from a private elementary school were submitted to the Escala de Ansiedade and Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Among the results obtained by the Spearman correlation test, significant negative correlation between anxiety compensation strategies and the wrong words were verified. No sex differences were observed. Nevertheless eight-year-old kids differed from nine-year-old conceming anxiety and generic fear. Other studies based on larger samples are suggested.Este estudo objetivou identificar se a ansiedade no âmbito escolar interfere na aquisição da escrita. Foram estudadas 24 crianças de segunda série do ensino fundamental, de uma escola particular, por meio da Escala de Ansiedade, Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Os resultados obtidos por meio da prova de correlação de Spearman, verificou-se uma correlação negativa entre as estratégias de compensação da ansiedade e os erros em escrita. Não foram encontradas diferenças referentes a gênero. Todavia, as crianças de 8 anos diferiram das de 9 em relação a ansiedade e medo genérico. Sugerem-se novos estudos com amostras maiores.Revista Educação e Debate2016-02-19T14:56:39Z2016-02-19T14:56:39Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARTHOLOMEU, Daniel; DI NUCCI, Eliane Porto. A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 48-57, 2006.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236Bartholomeu, DanielDi Nucci, Eliane Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:56:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15236Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:32.419246Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
title |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
spellingShingle |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita Bartholomeu, Daniel Ansiedade Dificuldade de escrita Escrita Writting Learning disabilities |
title_short |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
title_full |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
title_fullStr |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
title_full_unstemmed |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
title_sort |
A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita |
author |
Bartholomeu, Daniel |
author_facet |
Bartholomeu, Daniel Di Nucci, Eliane Porto |
author_role |
author |
author2 |
Di Nucci, Eliane Porto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartholomeu, Daniel Di Nucci, Eliane Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Dificuldade de escrita Escrita Writting Learning disabilities |
topic |
Ansiedade Dificuldade de escrita Escrita Writting Learning disabilities |
description |
The study aims to identify whether anxiety plays a role in writting achievement. Twentyfour second-grade students from a private elementary school were submitted to the Escala de Ansiedade and Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita. Among the results obtained by the Spearman correlation test, significant negative correlation between anxiety compensation strategies and the wrong words were verified. No sex differences were observed. Nevertheless eight-year-old kids differed from nine-year-old conceming anxiety and generic fear. Other studies based on larger samples are suggested. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2016-02-19T14:56:39Z 2016-02-19T14:56:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARTHOLOMEU, Daniel; DI NUCCI, Eliane Porto. A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 48-57, 2006. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236 |
identifier_str_mv |
BARTHOLOMEU, Daniel; DI NUCCI, Eliane Porto. A ansiedade no contexto escolar e sua influência na aquisição da escrita. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 48-57, 2006. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028881467179008 |