A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000h5g9 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47388 |
Resumo: | Atualmente pesquisas direcionadas ao ensino de Matemática estão concentradas em propor métodos que minimizem a defasagem de aprendizagem do aluno. Os quadrinhos é uma possibilidade para essa diminuição e inserção de conteúdos matemáticos. Essa pesquisa tem o intuito de, a partir da confecção de quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental. Assim, realizamos um estudo de fundamentação teórica sobre o uso de quadrinhos no Ensino de Matemática para, em seguida, planejamos e aplicamos um curso propondo a confecção de quadrinhos em diferentes conteúdo. No decorrer da pesquisa, observamos que alguns participantes não visualizaram a relação quadrinho/Matemática, apontando a escolha do curso condicionada a curiosidade dessa descoberta. Dentre as dificuldades, o manuseio da régua, do compasso e de propriedades do desenho geométrico, assim como a construções dos personagens. Desse modo, os quadrinhos podem ser uma das ferramentas pedagógicas que o professor pode utilizar na construção de conceitos matemáticos. |
id |
UFC-7_f664248ea8114efce7cecfc33df12057 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47388 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a práticaQuadrinhosMatemáticaEnsinoAtualmente pesquisas direcionadas ao ensino de Matemática estão concentradas em propor métodos que minimizem a defasagem de aprendizagem do aluno. Os quadrinhos é uma possibilidade para essa diminuição e inserção de conteúdos matemáticos. Essa pesquisa tem o intuito de, a partir da confecção de quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental. Assim, realizamos um estudo de fundamentação teórica sobre o uso de quadrinhos no Ensino de Matemática para, em seguida, planejamos e aplicamos um curso propondo a confecção de quadrinhos em diferentes conteúdo. No decorrer da pesquisa, observamos que alguns participantes não visualizaram a relação quadrinho/Matemática, apontando a escolha do curso condicionada a curiosidade dessa descoberta. Dentre as dificuldades, o manuseio da régua, do compasso e de propriedades do desenho geométrico, assim como a construções dos personagens. Desse modo, os quadrinhos podem ser uma das ferramentas pedagógicas que o professor pode utilizar na construção de conceitos matemáticos.2019-11-04T15:10:57Z2019-11-04T15:10:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMAIA, Beatriz Maria Pereira; TAVARES, Karoliny Lima; COSTA, Ana Carolina Pereira. A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 32-36 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.2359 1765http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47388ark:/83112/001300000h5g9Maia, Beatriz Maria PereiraTavares, Karoliny LimaCosta, Ana Carolina Pereiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47388Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:47.790710Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
title |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
spellingShingle |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática Maia, Beatriz Maria Pereira Quadrinhos Matemática Ensino |
title_short |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
title_full |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
title_fullStr |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
title_full_unstemmed |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
title_sort |
A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática |
author |
Maia, Beatriz Maria Pereira |
author_facet |
Maia, Beatriz Maria Pereira Tavares, Karoliny Lima Costa, Ana Carolina Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Karoliny Lima Costa, Ana Carolina Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Beatriz Maria Pereira Tavares, Karoliny Lima Costa, Ana Carolina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadrinhos Matemática Ensino |
topic |
Quadrinhos Matemática Ensino |
description |
Atualmente pesquisas direcionadas ao ensino de Matemática estão concentradas em propor métodos que minimizem a defasagem de aprendizagem do aluno. Os quadrinhos é uma possibilidade para essa diminuição e inserção de conteúdos matemáticos. Essa pesquisa tem o intuito de, a partir da confecção de quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental. Assim, realizamos um estudo de fundamentação teórica sobre o uso de quadrinhos no Ensino de Matemática para, em seguida, planejamos e aplicamos um curso propondo a confecção de quadrinhos em diferentes conteúdo. No decorrer da pesquisa, observamos que alguns participantes não visualizaram a relação quadrinho/Matemática, apontando a escolha do curso condicionada a curiosidade dessa descoberta. Dentre as dificuldades, o manuseio da régua, do compasso e de propriedades do desenho geométrico, assim como a construções dos personagens. Desse modo, os quadrinhos podem ser uma das ferramentas pedagógicas que o professor pode utilizar na construção de conceitos matemáticos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-11-04T15:10:57Z 2019-11-04T15:10:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAIA, Beatriz Maria Pereira; TAVARES, Karoliny Lima; COSTA, Ana Carolina Pereira. A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 32-36 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1765 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47388 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000h5g9 |
identifier_str_mv |
MAIA, Beatriz Maria Pereira; TAVARES, Karoliny Lima; COSTA, Ana Carolina Pereira. A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 32-36 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1765 ark:/83112/001300000h5g9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373774453506048 |