A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático. |
id |
UNEB-8_d25c744ce671352a892a57476b0ae699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3620 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)The Presence of the Comic Strip Genre in Mathematics Textbooks for the 7th Grade (Middle School)Gêneros TextuaisQuadrinhos MatemáticosLivro DidáticoEnsino FundamentalEducação MatemáticaEste trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático.This work was carried out using data obtained by a research group in the area of mathematical comics that sought to carry out an initial analysis of the occurrence of the textual genre comics in textbooks aimed at teaching Mathematics, used in the 7th year of Elementary Level II in the public school network. teaching in the municipality of Alagoinhas/Ba and region, and its use in the teaching/learning process of that subject. This investigation relies on the theoretical support of studies on textual genres, developed by Luiz Antonio Marcuschi, as well as the Theory of Comics, which was based on authors such as Paulo Ramos and Mario Feijó, as well as theoretical assumptions of Mathematics Education. In this sense, we tried to explore the potential that the use of mathematical comics has for the learning of mathematics through an elementary school textbook from which copies of the textual subgenre classified as mathematical comics present in the researched book were extracted, and which served material for further analysis. The research in question investigated the use of the aforementioned textual genre, promoting the reading and cataloging of mathematical comics, organized into categories defined from the linguistic content present in them, noting the pedagogical potential of these comics as a contribution to the formation of students and the learning of mathematical contents covered in the textbook.Santana, Erivelton Nonato dePaixão, Alexandro Figueiredo daConceição, Jefferson Correia daFernandes, João Victor Gomes2022-10-13T17:09:14Z2022-10-13T17:09:14Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFERNANDES, João Victor Gomes. A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II). Orientador: Erivelton Nonato de Santana. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-25T03:00:37Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3620Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-25T03:00:37Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) The Presence of the Comic Strip Genre in Mathematics Textbooks for the 7th Grade (Middle School) |
title |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) |
spellingShingle |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) Fernandes, João Victor Gomes Gêneros Textuais Quadrinhos Matemáticos Livro Didático Ensino Fundamental Educação Matemática |
title_short |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) |
title_full |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) |
title_fullStr |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) |
title_full_unstemmed |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) |
title_sort |
A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II) |
author |
Fernandes, João Victor Gomes |
author_facet |
Fernandes, João Victor Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Erivelton Nonato de Paixão, Alexandro Figueiredo da Conceição, Jefferson Correia da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, João Victor Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros Textuais Quadrinhos Matemáticos Livro Didático Ensino Fundamental Educação Matemática |
topic |
Gêneros Textuais Quadrinhos Matemáticos Livro Didático Ensino Fundamental Educação Matemática |
description |
Este trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-13T17:09:14Z 2022-10-13T17:09:14Z 2022-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, João Victor Gomes. A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II). Orientador: Erivelton Nonato de Santana. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022. http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, João Victor Gomes. A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II). Orientador: Erivelton Nonato de Santana. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151113945088 |