A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Victor Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620
Resumo: Este trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático.
id UNEB-8_d25c744ce671352a892a57476b0ae699
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3620
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)The Presence of the Comic Strip Genre in Mathematics Textbooks for the 7th Grade (Middle School)Gêneros TextuaisQuadrinhos MatemáticosLivro DidáticoEnsino FundamentalEducação MatemáticaEste trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático.This work was carried out using data obtained by a research group in the area of mathematical comics that sought to carry out an initial analysis of the occurrence of the textual genre comics in textbooks aimed at teaching Mathematics, used in the 7th year of Elementary Level II in the public school network. teaching in the municipality of Alagoinhas/Ba and region, and its use in the teaching/learning process of that subject. This investigation relies on the theoretical support of studies on textual genres, developed by Luiz Antonio Marcuschi, as well as the Theory of Comics, which was based on authors such as Paulo Ramos and Mario Feijó, as well as theoretical assumptions of Mathematics Education. In this sense, we tried to explore the potential that the use of mathematical comics has for the learning of mathematics through an elementary school textbook from which copies of the textual subgenre classified as mathematical comics present in the researched book were extracted, and which served material for further analysis. The research in question investigated the use of the aforementioned textual genre, promoting the reading and cataloging of mathematical comics, organized into categories defined from the linguistic content present in them, noting the pedagogical potential of these comics as a contribution to the formation of students and the learning of mathematical contents covered in the textbook.Santana, Erivelton Nonato dePaixão, Alexandro Figueiredo daConceição, Jefferson Correia daFernandes, João Victor Gomes2022-10-13T17:09:14Z2022-10-13T17:09:14Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFERNANDES, João Victor Gomes. A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II). Orientador: Erivelton Nonato de Santana. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-25T03:00:37Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3620Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-25T03:00:37Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
The Presence of the Comic Strip Genre in Mathematics Textbooks for the 7th Grade (Middle School)
title A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
spellingShingle A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
Fernandes, João Victor Gomes
Gêneros Textuais
Quadrinhos Matemáticos
Livro Didático
Ensino Fundamental
Educação Matemática
title_short A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
title_full A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
title_fullStr A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
title_full_unstemmed A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
title_sort A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)
author Fernandes, João Victor Gomes
author_facet Fernandes, João Victor Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Erivelton Nonato de
Paixão, Alexandro Figueiredo da
Conceição, Jefferson Correia da
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João Victor Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros Textuais
Quadrinhos Matemáticos
Livro Didático
Ensino Fundamental
Educação Matemática
topic Gêneros Textuais
Quadrinhos Matemáticos
Livro Didático
Ensino Fundamental
Educação Matemática
description Este trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13T17:09:14Z
2022-10-13T17:09:14Z
2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, João Victor Gomes. A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II). Orientador: Erivelton Nonato de Santana. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620
identifier_str_mv FERNANDES, João Victor Gomes. A presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II). Orientador: Erivelton Nonato de Santana. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151113945088