Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pretto, Fabrício, Schorr, Maria Claudete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
Resumo: The rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation.
id UFC-7_f6e4b44297ef8e4404b52c7135ec33a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44045
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlockAlgoritmos - reprovação e evasão - cursos de computaçãoHelpBlock - ferramenta - programação visualThe rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation.Os índices de reprovação e evasão nos cursos de computação estão relacionados principalmente às dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação. As ferramentas visuais têm sido uma alternativa, pois permitem ao estudante estruturar a solução de maneira macro, dispensando detalhes técnicos irrelevantes em sua primeira abordagem. Com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de algoritmos, desenvolveu-se a ferramenta HelpBlock para programação visual. A ferramenta foi testada com 23 estudantes de uma turma de Algoritmos e Programação de uma IES do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram melhora significativa na construção das soluções algorítmicas e maior motivação dos estudantes.UFSCar2019-07-24T18:10:20Z2019-07-24T18:10:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045Gomes, Eduardo RodriguesPretto, FabrícioSchorr, Maria Claudeteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T18:10:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44045Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:03.958261Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
title Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
spellingShingle Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
Gomes, Eduardo Rodrigues
Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação
HelpBlock - ferramenta - programação visual
title_short Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
title_full Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
title_fullStr Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
title_full_unstemmed Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
title_sort Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
author Gomes, Eduardo Rodrigues
author_facet Gomes, Eduardo Rodrigues
Pretto, Fabrício
Schorr, Maria Claudete
author_role author
author2 Pretto, Fabrício
Schorr, Maria Claudete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Eduardo Rodrigues
Pretto, Fabrício
Schorr, Maria Claudete
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação
HelpBlock - ferramenta - programação visual
topic Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação
HelpBlock - ferramenta - programação visual
description The rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-24T18:10:20Z
2019-07-24T18:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
identifier_str_mv GOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028885498953728