Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045 |
Resumo: | The rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation. |
id |
UFC-7_f6e4b44297ef8e4404b52c7135ec33a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44045 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlockAlgoritmos - reprovação e evasão - cursos de computaçãoHelpBlock - ferramenta - programação visualThe rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation.Os índices de reprovação e evasão nos cursos de computação estão relacionados principalmente às dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação. As ferramentas visuais têm sido uma alternativa, pois permitem ao estudante estruturar a solução de maneira macro, dispensando detalhes técnicos irrelevantes em sua primeira abordagem. Com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de algoritmos, desenvolveu-se a ferramenta HelpBlock para programação visual. A ferramenta foi testada com 23 estudantes de uma turma de Algoritmos e Programação de uma IES do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram melhora significativa na construção das soluções algorítmicas e maior motivação dos estudantes.UFSCar2019-07-24T18:10:20Z2019-07-24T18:10:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045Gomes, Eduardo RodriguesPretto, FabrícioSchorr, Maria Claudeteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T18:10:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44045Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:03.958261Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
title |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
spellingShingle |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock Gomes, Eduardo Rodrigues Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação HelpBlock - ferramenta - programação visual |
title_short |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
title_full |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
title_fullStr |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
title_sort |
Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock |
author |
Gomes, Eduardo Rodrigues |
author_facet |
Gomes, Eduardo Rodrigues Pretto, Fabrício Schorr, Maria Claudete |
author_role |
author |
author2 |
Pretto, Fabrício Schorr, Maria Claudete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Eduardo Rodrigues Pretto, Fabrício Schorr, Maria Claudete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação HelpBlock - ferramenta - programação visual |
topic |
Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação HelpBlock - ferramenta - programação visual |
description |
The rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-24T18:10:20Z 2019-07-24T18:10:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045 |
identifier_str_mv |
GOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028885498953728 |