Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941 |
Resumo: | O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos em 2018 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos. |
id |
UFER_58ed05ce987d3d3ef1de2f421b53f6c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10941 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?DW learning difficulties and motivating factors for studying programming: what has changed since the 2018 studies in the it course at UFERSA, Pau dos Ferros Campus?CIENCIAS EXATAS E DA TERRAAlgoritmoProgramaçãoReprovaçãoEvasãoO ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos em 2018 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.12 f. : ilCentro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semiárido2024-07-12T18:14:11Z2024-07-12T18:14:11Z2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPDFapplication/pdfPEREIRA, Kleber Camara. Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? 2023. 12 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5151/3538Pau dos FerrosAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Kleber Câmaraporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-13T03:00:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10941Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-13T03:00:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? DW learning difficulties and motivating factors for studying programming: what has changed since the 2018 studies in the it course at UFERSA, Pau dos Ferros Campus? |
title |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? Pereira, Kleber Câmara CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Algoritmo Programação Reprovação Evasão |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? |
author |
Pereira, Kleber Câmara |
author_facet |
Pereira, Kleber Câmara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Kleber Câmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Algoritmo Programação Reprovação Evasão |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Algoritmo Programação Reprovação Evasão |
description |
O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos em 2018 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-12T18:14:11Z 2024-07-12T18:14:11Z 2024-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Kleber Camara. Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? 2023. 12 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Kleber Camara. Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? 2023. 12 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5151/3538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pau dos Ferros |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF) Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semiárido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF) Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semiárido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747471908208640 |