Incesto em “dois irmãos”, de Milton Hatoum: o interdito oculto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Matheus Picanços
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Colares, Leonardo de Oliveira, Holanda, Edna Carlos de Almeida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53116
Resumo: O romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000), rompe um silêncio de 11 anos que o autor vinha mantendo desde Relato de um Certo Oriente, sua estreia como romancista. A narrativa explora diversas nuanças, dentre elas rejeição, paixão, morte, alteridade e incesto, presentes na relação conflituosa entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, de uma família de origem libanesa que vive em Manaus no início do século XX. Tais nuanças são colocadas ao leitor da narrativa através de avanços e recuos no tempo, por meio de uma narração subjetiva e não-linear. Atendo-se ao aspecto das relações incestuosas, o presente artigo tem como objetivo realizar uma leitura da trama a partir do viés sociológico e psicanalítico, entrando em acordo com as noções de Lévi-Strauss (1982) e Freud (1913) sobre incesto como um processo de dupla interdição: de um lado, do próprio indíviduo, a partir da rejeição de desejos inconscientes, e de outro, das estruturas sociais, que, relacionando-se a isso, se estabelecem como superiores ao sujeito em suas proibições. Para tanto, serão analisados os indícios que sugerem as relações entre a personagem Rânia e seus irmãos - Zana e seu filho no decorrer da narrativa, concordando com Barthes (2008) em sua concepção de índice como unidade que, ainda difusa, é necessária ao sentido da história. Conclui-se que a expressão do incesto em “Dois Irmãos”, apesar do caráter secundário e indicial, constitui parte indispensável do desenvolvimento psicológico das personagens, sendo necessária sua análise para a compreensão de outros aspectos e unidades funcionais presentes na narrativa. Palavras-chave: . . Romance
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