A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano Júnior, Manoel Messias Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários.
id UFC-7_f8661aed4e7ba3abf869317d9525e2ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59362
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramentoLetramentoBiblioteca escolarClube de leituraContação de históriasSarauEste trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários.Barbosa, Maria JoséGermano Júnior, Manoel Messias Soares2021-07-06T13:38:53Z2021-07-06T13:38:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T13:38:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59362Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-07-06T13:38:54Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
title A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
spellingShingle A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
Germano Júnior, Manoel Messias Soares
Letramento
Biblioteca escolar
Clube de leitura
Contação de histórias
Sarau
title_short A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
title_full A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
title_fullStr A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
title_full_unstemmed A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
title_sort A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
author Germano Júnior, Manoel Messias Soares
author_facet Germano Júnior, Manoel Messias Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Maria José
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano Júnior, Manoel Messias Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Biblioteca escolar
Clube de leitura
Contação de histórias
Sarau
topic Letramento
Biblioteca escolar
Clube de leitura
Contação de histórias
Sarau
description Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-07-06T13:38:53Z
2021-07-06T13:38:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362
identifier_str_mv GERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332259446587392