A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários. |
id |
UFC-7_f8661aed4e7ba3abf869317d9525e2ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/59362 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramentoLetramentoBiblioteca escolarClube de leituraContação de históriasSarauEste trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários.Barbosa, Maria JoséGermano Júnior, Manoel Messias Soares2021-07-06T13:38:53Z2021-07-06T13:38:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T13:38:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59362Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-07-06T13:38:54Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
title |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
spellingShingle |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento Germano Júnior, Manoel Messias Soares Letramento Biblioteca escolar Clube de leitura Contação de histórias Sarau |
title_short |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
title_full |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
title_fullStr |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
title_full_unstemmed |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
title_sort |
A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento |
author |
Germano Júnior, Manoel Messias Soares |
author_facet |
Germano Júnior, Manoel Messias Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Maria José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germano Júnior, Manoel Messias Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Biblioteca escolar Clube de leitura Contação de histórias Sarau |
topic |
Letramento Biblioteca escolar Clube de leitura Contação de histórias Sarau |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da biblioteca escolar para o processo de letramento. O método a abordagem desta pesquisa é qualitativa, através de investigação bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. No levantamento bibliográfico consultou-se os autores que abordam a temática biblioteca escolar como: Becker e Grosch (2008); Kieser e Fachin (2008); Maroto (2012); Oss-Emer, Trevisol Neto e Chagas (2016); Prado (1992); Santelli (2016) e Silva (2003). E na temática de letramento optou-se por: Dieb (2018); Freire (2011); Gasque (2012); Mastrobuono (2017); Rojo e Moura (2012); Santelli (2016) e Tfouni (2006). Referentes aos estudos documentais, sobre a biblioteca escolar, foram consultados: os Parâmetros Nacionais Curriculares; a Lei Federal nº 12.244/2010 e o Manifesto das bibliotecas escolares da International Federation of Library Associations and Institutions. A partir das análises em questão, conclui-se que as bibliotecas escolares contribuem para o letramento quando propiciam ambientes ricos e criativos para o desenvolvimento de atividades culturais e literárias. Bibliotecários e professores são fundamentais para desenvolvimento dessas atividades. Os resultados obtidos evidenciam a importância da biblioteca escolar e seu potencial para o desenvolvimento do letramento dos alunos usuários. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-07-06T13:38:53Z 2021-07-06T13:38:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362 |
identifier_str_mv |
GERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. A contribuição da biblioteca escolar para o letramento: uma leitura a partir de diferentes perspectivas e visões de letramento. Orientação: Maria José Barbosa. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1825332259446587392 |