A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Leonardo Souza de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59507
Resumo: This paper is an experience report about the extension activities developed during the graduation of a Biological Sciences degree student, about events occurred between June 2017 and December 2019. In this report, using the autobiographical and narrative method are explored the ways in which the extension works towards society outside the university, through both the autobiographical narrative and the theoretical framework present in the work. In addition, the activities of the scholarship holder PIBID in a full-time teaching school in the interior of Ceará are explored. the activities of the scholarship holder PIBID are explored, working in a full-time teaching school in the interior of Ceará as well as his activities as a volunteer teacher of the Biology II discipline in the Extension Project Paulo Freire Pre-Vestibular Course highlighting the impact these activities had on his teacher identity formation. The work presents as one of the results the potential of the autobiographical method in the formation of teacher identity through the reflections made from this.
id UFC-7_f8aadff4f5d3f7c3b138295e352d7369
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59507
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográficaMetodologias ativasPIBIDDocênciaAutobiografiaCursos PopularesThis paper is an experience report about the extension activities developed during the graduation of a Biological Sciences degree student, about events occurred between June 2017 and December 2019. In this report, using the autobiographical and narrative method are explored the ways in which the extension works towards society outside the university, through both the autobiographical narrative and the theoretical framework present in the work. In addition, the activities of the scholarship holder PIBID in a full-time teaching school in the interior of Ceará are explored. the activities of the scholarship holder PIBID are explored, working in a full-time teaching school in the interior of Ceará as well as his activities as a volunteer teacher of the Biology II discipline in the Extension Project Paulo Freire Pre-Vestibular Course highlighting the impact these activities had on his teacher identity formation. The work presents as one of the results the potential of the autobiographical method in the formation of teacher identity through the reflections made from this.Este trabalho se trata de um relato de experiência acerca das atividades de extensão desenvolvidas durante a graduação de um aluno no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ocorridas entre junho de 2017 e dezembro de 2019. Nesse relato, se utilizando do método autobiográfico e narrativo, são exploradas as formas em que a extensão atua para com a sociedade externa à universidade através tanto da narrativa autobiográfica quanto do referencial teórico presente no trabalho. Além disso, são exploradas as atividades do bolsista PIBID atuando numa escola de ensino em tempo integral no interior do Ceará, bem como suas atividades como professor voluntário da disciplina de Biologia II no Projeto de Extensão Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, ressaltando o impacto que estas atividades tiveram sobre a sua formação de identidade docente. O trabalho apresenta como resultados o potencial do método autobiográfico na formação de identidade docente através das reflexões realizadas a partir deste.Zandavalli, Roberta BoscainiVerola, Christiano FrancoAndrade, Leonardo Souza de2021-07-13T12:31:35Z2021-07-13T12:31:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Leonardo Souza de. A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59507porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-13T12:42:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59507Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:46.562712Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
title A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
spellingShingle A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
Andrade, Leonardo Souza de
Metodologias ativas
PIBID
Docência
Autobiografia
Cursos Populares
title_short A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
title_full A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
title_fullStr A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
title_full_unstemmed A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
title_sort A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica
author Andrade, Leonardo Souza de
author_facet Andrade, Leonardo Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zandavalli, Roberta Boscaini
Verola, Christiano Franco
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Leonardo Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
PIBID
Docência
Autobiografia
Cursos Populares
topic Metodologias ativas
PIBID
Docência
Autobiografia
Cursos Populares
description This paper is an experience report about the extension activities developed during the graduation of a Biological Sciences degree student, about events occurred between June 2017 and December 2019. In this report, using the autobiographical and narrative method are explored the ways in which the extension works towards society outside the university, through both the autobiographical narrative and the theoretical framework present in the work. In addition, the activities of the scholarship holder PIBID in a full-time teaching school in the interior of Ceará are explored. the activities of the scholarship holder PIBID are explored, working in a full-time teaching school in the interior of Ceará as well as his activities as a volunteer teacher of the Biology II discipline in the Extension Project Paulo Freire Pre-Vestibular Course highlighting the impact these activities had on his teacher identity formation. The work presents as one of the results the potential of the autobiographical method in the formation of teacher identity through the reflections made from this.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T12:31:35Z
2021-07-13T12:31:35Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Leonardo Souza de. A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59507
identifier_str_mv ANDRADE, Leonardo Souza de. A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028757323120640