Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237731 |
Resumo: | Compreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19. |
id |
UFRGS-2_9a829094d74a89a411a7d0a539a9ead7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237731 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Sabrina Viegas deSantos, Simone Valdete dos2022-04-25T17:45:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/237731001138861Compreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19.The understanding of the process of becoming a teacher, which paths led to teaching and bringing to the knowledge of future teachers such reflections is demonstrated in this work, describing the author's trajectory, including the programs of initial teacher tr aining, namely: Institutional Program of Scholarship s for Teaching Initiation (IPSTI) and Pedagogical Residency, financed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior (CAPES) as an academic of the Natural Sciences course, as well as t he experiences lived in teaching at High School and Vocational Education, both public. The research methodology used is a qualitative autobiography based on personal experiences, based on theories of education and autobiographies of educators. It is expect ed, with the results of the reports and study of the references, to reinforce the learning obtained in the programs of initiation to teaching and in professional education, contributing to the formation and updating of (future) in the exercise of teaching. This work was carried out during remote teaching due to the pandemic by SARS - Cov, COVID - 19.application/pdfporFormação docenteAutobiografiaFormação de professoresTrajectoryGenrePIBIDPedagogical residenceCaminhos da docência : reflexão autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138861.pdf.txt001138861.pdf.txtExtracted Texttext/plain74589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/2/001138861.pdf.txt1fce7b191272d5a41bc7be7b9df31ddcMD52ORIGINAL001138861.pdfTexto completoapplication/pdf620806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/1/001138861.pdf57eb9d8f5dee98e38a023e3bbe1072e8MD5110183/2377312022-04-26 04:50:25.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237731Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
title |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
spellingShingle |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica Aguiar, Sabrina Viegas de Formação docente Autobiografia Formação de professores Trajectory Genre PIBID Pedagogical residence |
title_short |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
title_full |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
title_fullStr |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
title_full_unstemmed |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
title_sort |
Caminhos da docência : reflexão autobiográfica |
author |
Aguiar, Sabrina Viegas de |
author_facet |
Aguiar, Sabrina Viegas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Sabrina Viegas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
contributor_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Autobiografia Formação de professores |
topic |
Formação docente Autobiografia Formação de professores Trajectory Genre PIBID Pedagogical residence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trajectory Genre PIBID Pedagogical residence |
description |
Compreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:45:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237731 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138861 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237731 |
identifier_str_mv |
001138861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/2/001138861.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/1/001138861.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fce7b191272d5a41bc7be7b9df31ddc 57eb9d8f5dee98e38a023e3bbe1072e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224627776651264 |