Caminhos da docência : reflexão autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Sabrina Viegas de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237731
Resumo: Compreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19.
id UFRGS-2_9a829094d74a89a411a7d0a539a9ead7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237731
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Sabrina Viegas deSantos, Simone Valdete dos2022-04-25T17:45:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/237731001138861Compreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19.The understanding of the process of becoming a teacher, which paths led to teaching and bringing to the knowledge of future teachers such reflections is demonstrated in this work, describing the author's trajectory, including the programs of initial teacher tr aining, namely: Institutional Program of Scholarship s for Teaching Initiation (IPSTI) and Pedagogical Residency, financed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior (CAPES) as an academic of the Natural Sciences course, as well as t he experiences lived in teaching at High School and Vocational Education, both public. The research methodology used is a qualitative autobiography based on personal experiences, based on theories of education and autobiographies of educators. It is expect ed, with the results of the reports and study of the references, to reinforce the learning obtained in the programs of initiation to teaching and in professional education, contributing to the formation and updating of (future) in the exercise of teaching. This work was carried out during remote teaching due to the pandemic by SARS - Cov, COVID - 19.application/pdfporFormação docenteAutobiografiaFormação de professoresTrajectoryGenrePIBIDPedagogical residenceCaminhos da docência : reflexão autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138861.pdf.txt001138861.pdf.txtExtracted Texttext/plain74589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/2/001138861.pdf.txt1fce7b191272d5a41bc7be7b9df31ddcMD52ORIGINAL001138861.pdfTexto completoapplication/pdf620806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/1/001138861.pdf57eb9d8f5dee98e38a023e3bbe1072e8MD5110183/2377312022-04-26 04:50:25.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237731Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
title Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
spellingShingle Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
Aguiar, Sabrina Viegas de
Formação docente
Autobiografia
Formação de professores
Trajectory
Genre
PIBID
Pedagogical residence
title_short Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
title_full Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
title_fullStr Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
title_full_unstemmed Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
title_sort Caminhos da docência : reflexão autobiográfica
author Aguiar, Sabrina Viegas de
author_facet Aguiar, Sabrina Viegas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Sabrina Viegas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Simone Valdete dos
contributor_str_mv Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Autobiografia
Formação de professores
topic Formação docente
Autobiografia
Formação de professores
Trajectory
Genre
PIBID
Pedagogical residence
dc.subject.eng.fl_str_mv Trajectory
Genre
PIBID
Pedagogical residence
description Compreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:45:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237731
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138861
url http://hdl.handle.net/10183/237731
identifier_str_mv 001138861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/2/001138861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237731/1/001138861.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fce7b191272d5a41bc7be7b9df31ddc
57eb9d8f5dee98e38a023e3bbe1072e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224627776651264