Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khan, Ahmad Saeed
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Oliveira Junior, Jose Nilo de, Silva, Lúcia Maria Ramos, Bezerra, Fred Carvalho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5267
Resumo: No presente estudo procurou-se conhecer e analisar o nível tecnológico empregado na produção helicônias, flor tropical mais cultivada no Estado do Ceará. Foram utilizados dados primários obtidos, no período de outubro de 2002, através de pesquisa direta junto aos floricultores dos principais municípios produtores conforme cadastro da Secretaria de Agricultura Irrigada – SEAGRI. Para avaliação do nível tecnológico, considerou-se o sistema de produção de helicônia composto de sete tecnologias (práticas): propagação, uso dos solos, adubação, tratos culturais, cuidados fitossanitários, gestão, colheita e pós-colheita. O nível tecnológico foi determinado com base em valores dos índices desenvolvidos para cada tecnologia. Os resultados obtidos mostraram que o nível tecnológico dos produtores de helicônia é considerado bom. Na formação deste nível a tecnologia de “uso dos solos” apresentou a maior contribuição enquanto que a tecnologia de “cuidados fitossanitários” foi a que apresentou menor índice, ou seja, a menor contribuição.
id UFC-7_f8cb1944a278e889e76e8a50bbc0dc09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5267
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicôniaFloriculturaTecnologiaCearáNo presente estudo procurou-se conhecer e analisar o nível tecnológico empregado na produção helicônias, flor tropical mais cultivada no Estado do Ceará. Foram utilizados dados primários obtidos, no período de outubro de 2002, através de pesquisa direta junto aos floricultores dos principais municípios produtores conforme cadastro da Secretaria de Agricultura Irrigada – SEAGRI. Para avaliação do nível tecnológico, considerou-se o sistema de produção de helicônia composto de sete tecnologias (práticas): propagação, uso dos solos, adubação, tratos culturais, cuidados fitossanitários, gestão, colheita e pós-colheita. O nível tecnológico foi determinado com base em valores dos índices desenvolvidos para cada tecnologia. Os resultados obtidos mostraram que o nível tecnológico dos produtores de helicônia é considerado bom. Na formação deste nível a tecnologia de “uso dos solos” apresentou a maior contribuição enquanto que a tecnologia de “cuidados fitossanitários” foi a que apresentou menor índice, ou seja, a menor contribuição.Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, 422013-07-05T17:15:25Z2013-07-05T17:15:25Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfKHAN, Ahmad Saeed; OLIVEIRA JUNIOR, Jose Nilo de; SILVA, Lúcia Maria Ramos; BEZERRA, Fred Carvalho. Análise do nível tecnológico da floricultura no estado de Ceará: o caso de helicônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL,42, 2004, Cuiabá-MT. Anais... Brasilia-DF: SOBER, v. 1. p. 1-13, 2004.0103-2003http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5267Khan, Ahmad SaeedOliveira Junior, Jose Nilo deSilva, Lúcia Maria RamosBezerra, Fred Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-20T16:29:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5267Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:55.155983Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
title Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
spellingShingle Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
Khan, Ahmad Saeed
Floricultura
Tecnologia
Ceará
title_short Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
title_full Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
title_fullStr Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
title_full_unstemmed Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
title_sort Análise do nível tecnológico da floricultura no estado do Ceará: o caso de helicônia
author Khan, Ahmad Saeed
author_facet Khan, Ahmad Saeed
Oliveira Junior, Jose Nilo de
Silva, Lúcia Maria Ramos
Bezerra, Fred Carvalho
author_role author
author2 Oliveira Junior, Jose Nilo de
Silva, Lúcia Maria Ramos
Bezerra, Fred Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khan, Ahmad Saeed
Oliveira Junior, Jose Nilo de
Silva, Lúcia Maria Ramos
Bezerra, Fred Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Floricultura
Tecnologia
Ceará
topic Floricultura
Tecnologia
Ceará
description No presente estudo procurou-se conhecer e analisar o nível tecnológico empregado na produção helicônias, flor tropical mais cultivada no Estado do Ceará. Foram utilizados dados primários obtidos, no período de outubro de 2002, através de pesquisa direta junto aos floricultores dos principais municípios produtores conforme cadastro da Secretaria de Agricultura Irrigada – SEAGRI. Para avaliação do nível tecnológico, considerou-se o sistema de produção de helicônia composto de sete tecnologias (práticas): propagação, uso dos solos, adubação, tratos culturais, cuidados fitossanitários, gestão, colheita e pós-colheita. O nível tecnológico foi determinado com base em valores dos índices desenvolvidos para cada tecnologia. Os resultados obtidos mostraram que o nível tecnológico dos produtores de helicônia é considerado bom. Na formação deste nível a tecnologia de “uso dos solos” apresentou a maior contribuição enquanto que a tecnologia de “cuidados fitossanitários” foi a que apresentou menor índice, ou seja, a menor contribuição.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2013-07-05T17:15:25Z
2013-07-05T17:15:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KHAN, Ahmad Saeed; OLIVEIRA JUNIOR, Jose Nilo de; SILVA, Lúcia Maria Ramos; BEZERRA, Fred Carvalho. Análise do nível tecnológico da floricultura no estado de Ceará: o caso de helicônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL,42, 2004, Cuiabá-MT. Anais... Brasilia-DF: SOBER, v. 1. p. 1-13, 2004.
0103-2003
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5267
identifier_str_mv KHAN, Ahmad Saeed; OLIVEIRA JUNIOR, Jose Nilo de; SILVA, Lúcia Maria Ramos; BEZERRA, Fred Carvalho. Análise do nível tecnológico da floricultura no estado de Ceará: o caso de helicônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL,42, 2004, Cuiabá-MT. Anais... Brasilia-DF: SOBER, v. 1. p. 1-13, 2004.
0103-2003
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, 42
publisher.none.fl_str_mv Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, 42
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028773070635008