As estratÃgias de marketing internacional de empresas de floricultura do CearÃ: estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Josà Pereira Esteves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3521
Resumo: Um fenÃmeno econÃmico e mercadolÃgico relevante no estado do Cearà consiste na internacionalizaÃÃo do seu setor de floricultura, com crescentes e elevados volumes de vendas para mercados externos, os quais sÃo frequentemente referidos em meios de comunicaÃÃo social. O presente trabalho tem como objetivo analisar este fenÃmeno, com Ãnfase nos fatores que contribuÃram para o presente crescimento do setor no contexto do mercado internacional, e consequentemente conhecer quais as estratÃgias e tÃticas de marketing utilizadas por empresas do setor para os seus clientes externos. O referencial teÃrico debruÃa-se sobre a temÃtica da internacionalizaÃÃo como fenÃmeno econÃmico e corporativo, bem como aborda teorias de estratÃgia e marketing internacional, foco essencial do trabalho, existindo tambÃm referÃncia à teoria relacionada com agronegÃcio e floricultura. A metodologia escolhida para a pesquisa assume as formas de documental, histÃrica e estudo de casos, mÃtodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida para a pesquisa, a qual se desenrola em fases distintas, mas interligadas. Os dados obtidos nas fases da pesquisa revelam que o setor deve o seu sucesso atual a um conjunto variado de fatores, agrupados atravÃs da utilizaÃÃo do âmodelo diamanteâ sugerido por Michael Porter para anÃlise das vantagens competitivas de um cluster rumo à sua internacionalizaÃÃo. Estes resultados permitem um melhor enquadramento com o setor na fase de pesquisa seguinte, a qual visa atingir o objetivo de conhecer quais as estratÃgias de marketing internacional de empresas de floricultura do estado do CearÃ. Os resultado desta fase da pesquisa revelam que apesar dos bons resultados alcanÃado pelo setor, uma clara apreensÃo as vantagens da internacionalizaÃÃo e bom conhecimento do produto, a forma como as empresa estudadas lidam com os clientes estrangeiros e as tÃticas de marketing utilizadas demonstram que elas aplicam estratÃgias deliberadas e devidamente delineadas para estes mercados, sugere alguns fatores de risco e a necessidade de algumas orientaÃÃes futuras, com o sentido de manter o atual sucesso do setor.
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