Influência da granulometria nas propriedades mecânicas de misturas recicladas a frio estabilizadas com emulsão asfáltica e cimento Portland
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69448 |
Resumo: | A utilização de técnicas de reciclagem a frio com material fresado, também conhecido como Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), estabilizado com emulsão asfáltica, apresenta diversas vantagens do ponto de vista econômico e ambiental. Por outro lado, a caracterização deste material quanto ao seu comportamento mecânico é ainda complexa, principalmente devido à sua variabilidade na coleta e amostragem, bem como nas aplicações em obras rodoviárias. Neste trabalho, avaliou-se a influência da granulometria no comportamento mecânico de um material em estudo a partir dos ensaios laboratoriais de Resistência à Compressão Simples (RCS), Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT) e Módulo de Resiliência Triaxial (MR). A partir dos resultados, foi possível observar um ganho de resistência com o aumento do teor de finos e uma variação pouco significativa na rigidez. Foi observado que a granulometria do RAP é uma variável fundamental no comportamento mecânico de misturas recicladas a frio. Dessa forma, a heterogeneidade inerente ao RAP deve ser controlada de modo a garantir resultados confiáveis, minimizando eventuais dispersões. |
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