Sequência Fedathi e o conceito de função
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848 |
Resumo: | Na Educação Básica, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, o conceito de função permeia todo o programa previsto para o desenvolvimento da disciplina de matemática. Os PCN+ sugerem que o professor busque desenvolver com seus alunos as competências associadas a representação e comunicação. Uma outra dificuldade a ser superada pelos alunos são os obstáculos que surgem na aprendizagem desse conteúdo. Tendo, então, o professor do Ensino Médio como sujeito desta pesquisa, objetiva-se aplicar uma sequência didática sobre o conceito de função que permita ao professor aprofundar esse conceito e utilizar em suas aulas utilizando a metodologia de ensino Sequencia Fedathi que tem como finalidade a mudança de postura docente que passa a ser mediador. e por sua conexão com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. É oportuno e necessário investigar como a formação de professores tem contribuído para a prática docente e para a qualidade dos processos educativos no âmbito escolar. Vale destacar que as formações têm um caráter duplo: a melhoria das ações desenvolvidas pelo professor e a qualidade da aprendizagem para os alunos. A pesquisa já está na fase de formação docente na escola escolhida para aplicação. Tal formação, cuja duração será de 45 dias, conta com cinco professores. A primeira fase ocorreu com discussões durante o planejamento de área acerca do conteúdo funções: definições, obstáculos e dificuldades na perspectiva docente. A fase seguinte acontecerá em dois ambientes, planejamento de área e ambiente virtual Teleduc. Neste ambiente, serão aprofundadas algumas questões do material utilizado na formação, fóruns e leituras complementares para estudo do conceito de função. Alguns resultados já são observados nesta fase inicial, como as dificuldades dos professores em participarem de um processo de formação. Contudo, o reconhecimento deste tipo de ação é percebido no grupo participante |
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