Sequência Fedathi e o conceito de função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Adriana Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848
Resumo: Na Educação Básica, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, o conceito de função permeia todo o programa previsto para o desenvolvimento da disciplina de matemática. Os PCN+ sugerem que o professor busque desenvolver com seus alunos as competências associadas a representação e comunicação. Uma outra dificuldade a ser superada pelos alunos são os obstáculos que surgem na aprendizagem desse conteúdo. Tendo, então, o professor do Ensino Médio como sujeito desta pesquisa, objetiva-se aplicar uma sequência didática sobre o conceito de função que permita ao professor aprofundar esse conceito e utilizar em suas aulas utilizando a metodologia de ensino Sequencia Fedathi que tem como finalidade a mudança de postura docente que passa a ser mediador. e por sua conexão com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. É oportuno e necessário investigar como a formação de professores tem contribuído para a prática docente e para a qualidade dos processos educativos no âmbito escolar. Vale destacar que as formações têm um caráter duplo: a melhoria das ações desenvolvidas pelo professor e a qualidade da aprendizagem para os alunos. A pesquisa já está na fase de formação docente na escola escolhida para aplicação. Tal formação, cuja duração será de 45 dias, conta com cinco professores. A primeira fase ocorreu com discussões durante o planejamento de área acerca do conteúdo funções: definições, obstáculos e dificuldades na perspectiva docente. A fase seguinte acontecerá em dois ambientes, planejamento de área e ambiente virtual Teleduc. Neste ambiente, serão aprofundadas algumas questões do material utilizado na formação, fóruns e leituras complementares para estudo do conceito de função. Alguns resultados já são observados nesta fase inicial, como as dificuldades dos professores em participarem de um processo de formação. Contudo, o reconhecimento deste tipo de ação é percebido no grupo participante
id UFC-7_fa319440efc35b619da2d3bbf3c25c8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44848
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi e o conceito de funçãoFunçãoFormação de ProfessoresSequencia FedathiNa Educação Básica, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, o conceito de função permeia todo o programa previsto para o desenvolvimento da disciplina de matemática. Os PCN+ sugerem que o professor busque desenvolver com seus alunos as competências associadas a representação e comunicação. Uma outra dificuldade a ser superada pelos alunos são os obstáculos que surgem na aprendizagem desse conteúdo. Tendo, então, o professor do Ensino Médio como sujeito desta pesquisa, objetiva-se aplicar uma sequência didática sobre o conceito de função que permita ao professor aprofundar esse conceito e utilizar em suas aulas utilizando a metodologia de ensino Sequencia Fedathi que tem como finalidade a mudança de postura docente que passa a ser mediador. e por sua conexão com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. É oportuno e necessário investigar como a formação de professores tem contribuído para a prática docente e para a qualidade dos processos educativos no âmbito escolar. Vale destacar que as formações têm um caráter duplo: a melhoria das ações desenvolvidas pelo professor e a qualidade da aprendizagem para os alunos. A pesquisa já está na fase de formação docente na escola escolhida para aplicação. Tal formação, cuja duração será de 45 dias, conta com cinco professores. A primeira fase ocorreu com discussões durante o planejamento de área acerca do conteúdo funções: definições, obstáculos e dificuldades na perspectiva docente. A fase seguinte acontecerá em dois ambientes, planejamento de área e ambiente virtual Teleduc. Neste ambiente, serão aprofundadas algumas questões do material utilizado na formação, fóruns e leituras complementares para estudo do conceito de função. Alguns resultados já são observados nesta fase inicial, como as dificuldades dos professores em participarem de um processo de formação. Contudo, o reconhecimento deste tipo de ação é percebido no grupo participanteUniversidade Federal do Ceará2019-08-20T13:58:24Z2019-08-20T13:58:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDONÇA, Adriana Ferreira; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o conceito de função. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848Mendonça, Adriana FerreiraBorges Neto, Hermínioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:26:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:26:46Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi e o conceito de função
title Sequência Fedathi e o conceito de função
spellingShingle Sequência Fedathi e o conceito de função
Mendonça, Adriana Ferreira
Função
Formação de Professores
Sequencia Fedathi
title_short Sequência Fedathi e o conceito de função
title_full Sequência Fedathi e o conceito de função
title_fullStr Sequência Fedathi e o conceito de função
title_full_unstemmed Sequência Fedathi e o conceito de função
title_sort Sequência Fedathi e o conceito de função
author Mendonça, Adriana Ferreira
author_facet Mendonça, Adriana Ferreira
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Adriana Ferreira
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv Função
Formação de Professores
Sequencia Fedathi
topic Função
Formação de Professores
Sequencia Fedathi
description Na Educação Básica, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, o conceito de função permeia todo o programa previsto para o desenvolvimento da disciplina de matemática. Os PCN+ sugerem que o professor busque desenvolver com seus alunos as competências associadas a representação e comunicação. Uma outra dificuldade a ser superada pelos alunos são os obstáculos que surgem na aprendizagem desse conteúdo. Tendo, então, o professor do Ensino Médio como sujeito desta pesquisa, objetiva-se aplicar uma sequência didática sobre o conceito de função que permita ao professor aprofundar esse conceito e utilizar em suas aulas utilizando a metodologia de ensino Sequencia Fedathi que tem como finalidade a mudança de postura docente que passa a ser mediador. e por sua conexão com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. É oportuno e necessário investigar como a formação de professores tem contribuído para a prática docente e para a qualidade dos processos educativos no âmbito escolar. Vale destacar que as formações têm um caráter duplo: a melhoria das ações desenvolvidas pelo professor e a qualidade da aprendizagem para os alunos. A pesquisa já está na fase de formação docente na escola escolhida para aplicação. Tal formação, cuja duração será de 45 dias, conta com cinco professores. A primeira fase ocorreu com discussões durante o planejamento de área acerca do conteúdo funções: definições, obstáculos e dificuldades na perspectiva docente. A fase seguinte acontecerá em dois ambientes, planejamento de área e ambiente virtual Teleduc. Neste ambiente, serão aprofundadas algumas questões do material utilizado na formação, fóruns e leituras complementares para estudo do conceito de função. Alguns resultados já são observados nesta fase inicial, como as dificuldades dos professores em participarem de um processo de formação. Contudo, o reconhecimento deste tipo de ação é percebido no grupo participante
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T13:58:24Z
2019-08-20T13:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Adriana Ferreira; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o conceito de função. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848
identifier_str_mv MENDONÇA, Adriana Ferreira; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o conceito de função. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806665285173248