Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
Resumo: A questão da formação de professores é atravessada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores têm mobilizado reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos têm sido apresentados. Pela vivência e discussão sobre o assunto, buscamos compreender de que forma os professores de matemática reconstroem suas práticas pedagógicas a partir de estudos, interações e acompanhamentos didáticos. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e as dificuldades inerentes ao código da disciplina de matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar à formação de conceitos matemáticos. A partir desta ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: Quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de formação continuada de professores de matemática do Ensino Fundamental II, baseado na Sequência Fedathi, nas dimensões teórico, prática, cultural e relacional para a valorização pessoal e profissional docente. Apresentamos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.
id UFC-7_cddd2ca1df8b289b2b8fe98243cb53ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44839
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência FedathiFormação Continuada ProfessorOrientações MetodológicasSequência FedathiA questão da formação de professores é atravessada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores têm mobilizado reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos têm sido apresentados. Pela vivência e discussão sobre o assunto, buscamos compreender de que forma os professores de matemática reconstroem suas práticas pedagógicas a partir de estudos, interações e acompanhamentos didáticos. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e as dificuldades inerentes ao código da disciplina de matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar à formação de conceitos matemáticos. A partir desta ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: Quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de formação continuada de professores de matemática do Ensino Fundamental II, baseado na Sequência Fedathi, nas dimensões teórico, prática, cultural e relacional para a valorização pessoal e profissional docente. Apresentamos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.Universidade Federal do Ceará2019-08-20T12:48:59Z2019-08-20T12:48:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839Pinheiro, Ana Cláudia MendonçaBorges Neto, Hermínioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44839Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:23:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
title Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
spellingShingle Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Formação Continuada Professor
Orientações Metodológicas
Sequência Fedathi
title_short Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
title_full Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
title_fullStr Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
title_full_unstemmed Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
title_sort Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
author Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
author_facet Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada Professor
Orientações Metodológicas
Sequência Fedathi
topic Formação Continuada Professor
Orientações Metodológicas
Sequência Fedathi
description A questão da formação de professores é atravessada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores têm mobilizado reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos têm sido apresentados. Pela vivência e discussão sobre o assunto, buscamos compreender de que forma os professores de matemática reconstroem suas práticas pedagógicas a partir de estudos, interações e acompanhamentos didáticos. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e as dificuldades inerentes ao código da disciplina de matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar à formação de conceitos matemáticos. A partir desta ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: Quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de formação continuada de professores de matemática do Ensino Fundamental II, baseado na Sequência Fedathi, nas dimensões teórico, prática, cultural e relacional para a valorização pessoal e profissional docente. Apresentamos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T12:48:59Z
2019-08-20T12:48:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
identifier_str_mv PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935817080045568