Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, Gleiciane Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37308
Resumo: FONSÊCA, Gleiciane Ferreira da Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa. 2012. 83f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.
id UFC-7_fae17e1bb973743802a029416b7ac61c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37308
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativaMatemática na pré-escolaProfessorCriançaChildhood education.TeacherFONSÊCA, Gleiciane Ferreira da Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa. 2012. 83f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.The present study focused the mathematics in preschool - challenges and conceptions of teachers' practice for a meaningful learning. The interest came from the reading of the article of Priscilla Monteiro (2010), revealing that currently, live in institutions of childhood education, several didactical approaches, supported on different conceptions about the work of mathematics. In view of the transformations that has been going to childhood education, against of the new conceptions of child and function of the childhood education, it's possible to assume that there are still remnants of old practices as to what to teach or what to learn in mathematics on preschool. The research aimed to identify and analyze the conceptions of teachers from childhood education about the work with the mathematics on preschool. It was performed a bibliographic research and of field, of qualitative character. The technique used was the interview, recorded on audio. Were chosen two teachers that work on pre-school of the municipal network of Paraipaba. The study highlights a brief historic of childhood education, the advances from the legislation, also discusses the role of the teacher and the child's learning and what based mathematics teaching on childhood education. The data analysis was based on studies of Simonetti and Leitão (2003), Cruz (2003), RCNEI (1998), Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2011), among others relevant to the subject of this scientific work. The data seems to point to contradictions in the practice of teachers, such as, lack of clarity in the proposed activities for children, lack of pedagogical institution and superficial understanding of the documents that guide the pedagogical practice. It is necessary to give continuity to the investigation and reflection about the conceptions from the teachers and the pedagogical practice and that dialogue spread to other teachers working on childhood education.O presente trabalho focou a matemática na pré-escola - concepções e desafios da prática dos professores para uma aprendizagem significativa. O interesse partiu da leitura do artigo de Priscila Monteiro (2010), revelando que atualmente, convivem nas instituições de Educação Infantil, diversos enfoques didáticos, apoiados em diferentes concepções sobre o trabalho da matemática. Em vista das transformações que vem passando a Educação Infantil, diante das novas concepções de criança e função da Educação Infantil, é possível supor que ainda haja resquícios de velhas práticas quanto ao que ensinar ou ao que aprender na matemática na pré-escola. A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as concepções das professoras de Educação Infantil sobre o trabalho com a matemática na pré-escola. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo. A técnica utilizada foi a entrevista, registrada em áudio. Foram escolhidas duas professoras que atuam na pré-escola da rede municipal de Paraipaba. O estudo destaca breve histórico da Educação Infantil, os avanços a partir da legislação, também discute o papel do professor e a aprendizagem da criança e o que fundamenta o ensino da matemática na Educação Infantil. A análise dos dados foi fundamentada à luz dos estudos de Simonetti e Leitão (2003), Cruz (2003), RCNEI (1998), Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2011), dentre outros pertinentes ao tema deste trabalho científico. Os dados parecem apontar contradições na prática das professoras, tais como, falta de clareza nas atividades propostas às crianças, desconhecimento da proposta pedagógica da instituição e compreensão superficial dos documentos que norteiam a prática pedagógica. Faz-se necessário darmos continuidade a investigação e reflexão sobre as concepções das professoras e a prática pedagógica e o que o diálogo se estenda a outros professores que atuam na Educação Infantil. Palavras-chave:Leitão, Fátima Maria Araújo SaboiaFonsêca, Gleiciane Ferreira da2018-11-13T17:42:56Z2018-11-13T17:42:56Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFonsêca, G. F.; Leitão, F. M. A. S. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37308porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T17:42:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37308Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:57.729909Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
title Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
Fonsêca, Gleiciane Ferreira da
Matemática na pré-escola
Professor
Criança
Childhood education.
Teacher
title_short Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
title_full Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
title_sort Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
author Fonsêca, Gleiciane Ferreira da
author_facet Fonsêca, Gleiciane Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsêca, Gleiciane Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática na pré-escola
Professor
Criança
Childhood education.
Teacher
topic Matemática na pré-escola
Professor
Criança
Childhood education.
Teacher
description FONSÊCA, Gleiciane Ferreira da Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa. 2012. 83f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-11-13T17:42:56Z
2018-11-13T17:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fonsêca, G. F.; Leitão, F. M. A. S. (2012)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37308
identifier_str_mv Fonsêca, G. F.; Leitão, F. M. A. S. (2012)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028877807648768