O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do Estado
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39903 |
Resumo: | As constantes transformações decorrentes dos processos de modernização e globalização têm intensificado o debate sobre a Educação no mundo contemporâneo. Motivados por uma tendência econômica neoliberal, governantes e gestores vêm despertando interesse pelo tema, sobretudo, pelos mecanismos de acompanhamento, mensuração e controle de sua qualidade. Conseqüentemente, a Avaliação passa a assumir posição de centralidade na agenda internacional, tornando-se uma atividade cada vez mais complexa, evoluindo do estágio das “microavaliações para as macroavaliações” (Vianna,1989:17). A avaliação ganha novos contornos, seja para atender as exigências de instituições internacionais de financiamento, ou possibilitar à sociedade o acompanhamento das políticas públicas no setor educacional.[...] |
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O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do EstadoProcessos de modernizaçãoGlobalizaçãoMicroavaliações para as macroavaliaçõesAs constantes transformações decorrentes dos processos de modernização e globalização têm intensificado o debate sobre a Educação no mundo contemporâneo. Motivados por uma tendência econômica neoliberal, governantes e gestores vêm despertando interesse pelo tema, sobretudo, pelos mecanismos de acompanhamento, mensuração e controle de sua qualidade. Conseqüentemente, a Avaliação passa a assumir posição de centralidade na agenda internacional, tornando-se uma atividade cada vez mais complexa, evoluindo do estágio das “microavaliações para as macroavaliações” (Vianna,1989:17). A avaliação ganha novos contornos, seja para atender as exigências de instituições internacionais de financiamento, ou possibilitar à sociedade o acompanhamento das políticas públicas no setor educacional.[...]2019-02-22T19:22:25Z2019-02-22T19:22:25Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Alessio Costa; ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do Estado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1332-1349.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39903Lima, Alessio CostaAndrade, Francisca Rejane Bezerraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39903Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:27.025624Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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