O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alessio Costa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Andrade, Francisca Rejane Bezerra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39903
Resumo: As constantes transformações decorrentes dos processos de modernização e globalização têm intensificado o debate sobre a Educação no mundo contemporâneo. Motivados por uma tendência econômica neoliberal, governantes e gestores vêm despertando interesse pelo tema, sobretudo, pelos mecanismos de acompanhamento, mensuração e controle de sua qualidade. Conseqüentemente, a Avaliação passa a assumir posição de centralidade na agenda internacional, tornando-se uma atividade cada vez mais complexa, evoluindo do estágio das “microavaliações para as macroavaliações” (Vianna,1989:17). A avaliação ganha novos contornos, seja para atender as exigências de instituições internacionais de financiamento, ou possibilitar à sociedade o acompanhamento das políticas públicas no setor educacional.[...]
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