Conflito e intersubjetividade em o ser e o nada de Sartre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6466 |
Resumo: | AGUIAR, Eliana Sales Paiva. Conflito e intersubjetividade em o ser e o nada de Sartre. 2003. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2003. |
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Conflito e intersubjetividade em o ser e o nada de SartreConflict and the intersubjectivity in the being and the nothing of SartreExistentialismIntersubjetividadeIdentidade (Conceito filosófico)Ipseidade (Filosofia)AGUIAR, Eliana Sales Paiva. Conflito e intersubjetividade em o ser e o nada de Sartre. 2003. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2003.This dissertation intends to comprehend the matter over human relations on a philosophical existential perspective as from the point of view of Jean-Paul Sartre in Being and Nothingness, presenting a constitutive contribution to its dimension of the conflict. Such theme is presented here in four chapters. At the first one, “the pursuit of being”, we deal with the rupture of Sartre towards the substantital and objectives ontologies, as well as with his proposal about a phenomenological existential ontology as a condition of possibility to approach philosophically the category of the other. At the second chapter, “Subjectivity and Conscience”, we set our heart on clarifying the conceptual reach of Sartre about the Dialectical Concept of Being (In-Itself and For-Itself), and about the possibilities of the existential activities (freedom and autonomy of choice) to understand the dichotomy existing in the intersubjective relations. At the chapter three, “Being-For-Other: Alterity”, is revealed the structure of the Being-For-Other, as well as the meaning of being-with-others. On a special way, the theme of looking at points out to the conflictual dimension in which is mixed upo the set of topics of the intersubjectivity of the author we are studying. At the last chapter, “Conflict: The Original Meaning of Intersubjectivity”, we demonstrate the connection with the conflict in the intersubjective relations and the project of the For-Itself expressing plainly and objectively the In-Itself and the For-Other. We also considered about the position of the philosophical occidental tradition, which has solved conflicts and violence, as well as the and the proportion of the problem in Sartre detailing the importance of the acceptation of the conflict as a possibility of the subjectivity to constitute the condition of being, confronting the dilemma of the struggle with the different as a challenge of the human condition.Essa dissertação objetiva compreender a questão das relações humanas numa perspectiva filosófico-existencial a partir da obra O ser e o nada de Jean-Paul Sartre, cuja contribuição apresenta como constitutiva a sua dimensão de conflito. Tal tema é exposto em quatro capítulos. No primeiro, “Da Existência”, tratamos da ruptura sartreana com as ontologias substancialobjetivas e da sua proposta de uma ontologia fenomenológico-existencial como condição de possibilidade para abordar filosoficamente a categoria do outro. No segundo capítulo, “Subjetividade e Consciência”, ambicionamos esclarecer o alcance conceitual sartreano a propósito das existências diferenciadas (Em-si e Para-si) e das possibilidades das atividades existenciais (liberdade e autonomia de escolha) para compreender a dicotomia presente nas relações intersubjetivas. No capítulo terceiro, “O Ser-Para-Outro: A Alteridade”, é exposto a estrutura do Ser-Para-Outro e o sentido para o existir-com-os-outros. De modo especial, o tema do olhar aponta para a dimensão conflituosa em que está enredada a temática da intersubjetividade no autor em pauta. No último capítulo, “Conflito: O Sentido Original da Intersubjetividade”, demonstramos a relação entre o conflito nas relações intersubjetivas e o projeto do Para-si ensejando objetivar plenamente o Em-si e o Para-outro. Refletimos, também, sobre o posicionamento da tradição filosófica ocidental que equacionou conflito e violência e o redimensionamento do problema em Sartre ao explicitar a importância da aceitação do conflito como possibilidade da subjetividade constituir-se na condição de sujeito, enfrentando o dilema do encontro com o diferente como um desafio da condição humana.www.teses.ufc.brMartins, Antonio ColaçoAguiar, Eliana Sales Paiva2013-11-05T12:38:41Z2013-11-05T12:38:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAguiar, E. S. P.; Martins, A. C. (2003)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6466porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-11T14:49:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6466Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:11.522892Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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