Conflito e intersubjetividade em o ser e o nada de Sartre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliana Sales Paiva Aguiar
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2604
Resumo: Essa dissertaÃÃo objetiva compreender a questÃo das relaÃÃes humanas numa perspectiva filosÃfico-existencial a partir da obra O ser e o nada de Jean-Paul Sartre, cuja contribuiÃÃo apresenta como constitutiva a sua dimensÃo de conflito. Tal tema à exposto em quatro capÃtulos. No primeiro, âDa ExistÃnciaâ, tratamos da ruptura sartreana com as ontologias substancialobjetivas e da sua proposta de uma ontologia fenomenolÃgico-existencial como condiÃÃo de possibilidade para abordar filosoficamente a categoria do outro. No segundo capÃtulo, âSubjetividade e ConsciÃnciaâ, ambicionamos esclarecer o alcance conceitual sartreano a propÃsito das existÃncias diferenciadas (Em-si e Para-si) e das possibilidades das atividades existenciais (liberdade e autonomia de escolha) para compreender a dicotomia presente nas relaÃÃes intersubjetivas. No capÃtulo terceiro, âO Ser-Para-Outro: A Alteridadeâ, à exposto a estrutura do Ser-Para-Outro e o sentido para o existir-com-os-outros. De modo especial, o tema do olhar aponta para a dimensÃo conflituosa em que està enredada a temÃtica da intersubjetividade no autor em pauta. No Ãltimo capÃtulo, âConflito: O Sentido Original da Intersubjetividadeâ, demonstramos a relaÃÃo entre o conflito nas relaÃÃes intersubjetivas e o projeto do Para-si ensejando objetivar plenamente o Em-si e o Para-outro. Refletimos, tambÃm, sobre o posicionamento da tradiÃÃo filosÃfica ocidental que equacionou conflito e violÃncia e o redimensionamento do problema em Sartre ao explicitar a importÃncia da aceitaÃÃo do conflito como possibilidade da subjetividade constituir-se na condiÃÃo de sujeito, enfrentando o dilema do encontro com o diferente como um desafio da condiÃÃo humana.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConflito e intersubjetividade em o ser e o nada de Sartre Conflict and the intersubjectivity in the being and the nothing of Sartre2003-01-02Antonio ColaÃo Martins04126327304http://lattes.cnpq.br/3585039001115908 91013018276Eliana Sales Paiva AguiarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRFilosofia do Ser Existencialismo AlteridadePhilosophy Existentialism AlterityFILOSOFIAEssa dissertaÃÃo objetiva compreender a questÃo das relaÃÃes humanas numa perspectiva filosÃfico-existencial a partir da obra O ser e o nada de Jean-Paul Sartre, cuja contribuiÃÃo apresenta como constitutiva a sua dimensÃo de conflito. Tal tema à exposto em quatro capÃtulos. No primeiro, âDa ExistÃnciaâ, tratamos da ruptura sartreana com as ontologias substancialobjetivas e da sua proposta de uma ontologia fenomenolÃgico-existencial como condiÃÃo de possibilidade para abordar filosoficamente a categoria do outro. No segundo capÃtulo, âSubjetividade e ConsciÃnciaâ, ambicionamos esclarecer o alcance conceitual sartreano a propÃsito das existÃncias diferenciadas (Em-si e Para-si) e das possibilidades das atividades existenciais (liberdade e autonomia de escolha) para compreender a dicotomia presente nas relaÃÃes intersubjetivas. No capÃtulo terceiro, âO Ser-Para-Outro: A Alteridadeâ, à exposto a estrutura do Ser-Para-Outro e o sentido para o existir-com-os-outros. De modo especial, o tema do olhar aponta para a dimensÃo conflituosa em que està enredada a temÃtica da intersubjetividade no autor em pauta. No Ãltimo capÃtulo, âConflito: O Sentido Original da Intersubjetividadeâ, demonstramos a relaÃÃo entre o conflito nas relaÃÃes intersubjetivas e o projeto do Para-si ensejando objetivar plenamente o Em-si e o Para-outro. Refletimos, tambÃm, sobre o posicionamento da tradiÃÃo filosÃfica ocidental que equacionou conflito e violÃncia e o redimensionamento do problema em Sartre ao explicitar a importÃncia da aceitaÃÃo do conflito como possibilidade da subjetividade constituir-se na condiÃÃo de sujeito, enfrentando o dilema do encontro com o diferente como um desafio da condiÃÃo humana. This dissertation intends to comprehend the matter over human relations on a philosophical existential perspective as from the point of view of Jean-Paul Sartre in Being and Nothingness, presenting a constitutive contribution to its dimension of the conflict. Such theme is presented here in four chapters. At the first one, âthe pursuit of beingâ, we deal with the rupture of Sartre towards the substantital and objectives ontologies, as well as with his proposal about a phenomenological existential ontology as a condition of possibility to approach philosophically the category of the other. At the second chapter, âSubjectivity and Conscienceâ, we set our heart on clarifying the conceptual reach of Sartre about the Dialectical Concept of Being (In-Itself and For-Itself), and about the possibilities of the existential activities (freedom and autonomy of choice) to understand the dichotomy existing in the intersubjective relations. At the chapter three, âBeing-For-Other: Alterityâ, is revealed the structure of the Being-For-Other, as well as the meaning of being-with-others. On a special way, the theme of looking at points out to the conflictual dimension in which is mixed upo the set of topics of the intersubjectivity of the author we are studying. At the last chapter, âConflict: The Original Meaning of Intersubjectivityâ, we demonstrate the connection with the conflict in the intersubjective relations and the project of the For-Itself expressing plainly and objectively the In-Itself and the For-Other. We also considered about the position of the philosophical occidental tradition, which has solved conflicts and violence, as well as the and the proportion of the problem in Sartre detailing the importance of the acceptation of the conflict as a possibility of the subjectivity to constitute the condition of being, confronting the dilemma of the struggle with the different as a challenge of the human condition. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2604application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:40Zmail@mail.com -
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description Essa dissertaÃÃo objetiva compreender a questÃo das relaÃÃes humanas numa perspectiva filosÃfico-existencial a partir da obra O ser e o nada de Jean-Paul Sartre, cuja contribuiÃÃo apresenta como constitutiva a sua dimensÃo de conflito. Tal tema à exposto em quatro capÃtulos. No primeiro, âDa ExistÃnciaâ, tratamos da ruptura sartreana com as ontologias substancialobjetivas e da sua proposta de uma ontologia fenomenolÃgico-existencial como condiÃÃo de possibilidade para abordar filosoficamente a categoria do outro. No segundo capÃtulo, âSubjetividade e ConsciÃnciaâ, ambicionamos esclarecer o alcance conceitual sartreano a propÃsito das existÃncias diferenciadas (Em-si e Para-si) e das possibilidades das atividades existenciais (liberdade e autonomia de escolha) para compreender a dicotomia presente nas relaÃÃes intersubjetivas. No capÃtulo terceiro, âO Ser-Para-Outro: A Alteridadeâ, à exposto a estrutura do Ser-Para-Outro e o sentido para o existir-com-os-outros. De modo especial, o tema do olhar aponta para a dimensÃo conflituosa em que està enredada a temÃtica da intersubjetividade no autor em pauta. No Ãltimo capÃtulo, âConflito: O Sentido Original da Intersubjetividadeâ, demonstramos a relaÃÃo entre o conflito nas relaÃÃes intersubjetivas e o projeto do Para-si ensejando objetivar plenamente o Em-si e o Para-outro. Refletimos, tambÃm, sobre o posicionamento da tradiÃÃo filosÃfica ocidental que equacionou conflito e violÃncia e o redimensionamento do problema em Sartre ao explicitar a importÃncia da aceitaÃÃo do conflito como possibilidade da subjetividade constituir-se na condiÃÃo de sujeito, enfrentando o dilema do encontro com o diferente como um desafio da condiÃÃo humana.
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