Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Meire Celedônio da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189
Resumo: O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros e a formação de professores para atuarem nesse contexto traduzem preocupações que ultimamente ganham, mesmo em ritmo lento, mais espaço no contexto da Linguística Aplicada. Isso decorre de muito fatores, mas ressaltamos o status do Brasil no exterior e o desdobramento disso (a chegada de estrangeiros ao nosso país, por motivos diversos). Devido a este desdobramento, observamos o aumento de interesse de escolas particulares pela oferta da língua portuguesa para estrangeiros e a necessidade de as universidades ofertarem cursos para os estudantes de mobilidade acadêmica, vindos de diferentes países. Paradoxalmente, vemos no país a falta de uma política coerente com as nossas reais necessidades. Desdobramentos disso é claramente observado em sala de aula e fora dela (o material didático utilizado, o agir professoral que traduz a formação do professor, a ausência de documentos que possam assegurar encaminhamentos necessários a quem trabalha nesta área, entre outros). Nesse trabalho,apresentamos a nossa experiência com ensino de português como língua estrangeira na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Trata-se de um projeto de extensão (Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras) cujo público alvo é o estudante de mobilidade acadêmica da UFC, coordenado pela professora Eulália Leurquin e desenvolvido com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação. Para além das aulas, há as oficinas de produção de material e as discussões teóricas e metodológicas envolvidas nesta atividade. Desdobramentos vem se traduzindo em pesquisas de mestrado e doutorado realizadas e em realização.Por reunir tais características, esse conjunto de ações entram no projeto maior de formação inicial e continuada de professores. Como base teórica metodológica,utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) no que diz respeito às orientações sobre leitura, compreensão de textos/discurso em formas diferentes de gêneros e análise linguística. Para tratar de questões didáticas, a fim de desenvolver as capacidades de linguagem porque “ensinar uma língua é ensinar a comunicar nessa língua” -evocamos os estudos genebrinos sobre as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004).
id UFC-7_fb61cd0c63765e477bd23909f8b4d412
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19189
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeiraFormação de ProfessoresMaterial didáticoEnsino e aprendizagemO ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros e a formação de professores para atuarem nesse contexto traduzem preocupações que ultimamente ganham, mesmo em ritmo lento, mais espaço no contexto da Linguística Aplicada. Isso decorre de muito fatores, mas ressaltamos o status do Brasil no exterior e o desdobramento disso (a chegada de estrangeiros ao nosso país, por motivos diversos). Devido a este desdobramento, observamos o aumento de interesse de escolas particulares pela oferta da língua portuguesa para estrangeiros e a necessidade de as universidades ofertarem cursos para os estudantes de mobilidade acadêmica, vindos de diferentes países. Paradoxalmente, vemos no país a falta de uma política coerente com as nossas reais necessidades. Desdobramentos disso é claramente observado em sala de aula e fora dela (o material didático utilizado, o agir professoral que traduz a formação do professor, a ausência de documentos que possam assegurar encaminhamentos necessários a quem trabalha nesta área, entre outros). Nesse trabalho,apresentamos a nossa experiência com ensino de português como língua estrangeira na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Trata-se de um projeto de extensão (Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras) cujo público alvo é o estudante de mobilidade acadêmica da UFC, coordenado pela professora Eulália Leurquin e desenvolvido com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação. Para além das aulas, há as oficinas de produção de material e as discussões teóricas e metodológicas envolvidas nesta atividade. Desdobramentos vem se traduzindo em pesquisas de mestrado e doutorado realizadas e em realização.Por reunir tais características, esse conjunto de ações entram no projeto maior de formação inicial e continuada de professores. Como base teórica metodológica,utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) no que diz respeito às orientações sobre leitura, compreensão de textos/discurso em formas diferentes de gêneros e análise linguística. Para tratar de questões didáticas, a fim de desenvolver as capacidades de linguagem porque “ensinar uma língua é ensinar a comunicar nessa língua” -evocamos os estudos genebrinos sobre as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004).2016-08-19T16:36:19Z2016-08-19T16:36:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Meire Celedônio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 4., 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 1-9.2237-8758http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189Silva, Meire Celedônio daLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fragaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T20:23:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:36.911838Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
title Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
spellingShingle Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
Silva, Meire Celedônio da
Formação de Professores
Material didático
Ensino e aprendizagem
title_short Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
title_full Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
title_fullStr Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
title_full_unstemmed Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
title_sort Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
author Silva, Meire Celedônio da
author_facet Silva, Meire Celedônio da
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
author_role author
author2 Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Meire Celedônio da
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Material didático
Ensino e aprendizagem
topic Formação de Professores
Material didático
Ensino e aprendizagem
description O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros e a formação de professores para atuarem nesse contexto traduzem preocupações que ultimamente ganham, mesmo em ritmo lento, mais espaço no contexto da Linguística Aplicada. Isso decorre de muito fatores, mas ressaltamos o status do Brasil no exterior e o desdobramento disso (a chegada de estrangeiros ao nosso país, por motivos diversos). Devido a este desdobramento, observamos o aumento de interesse de escolas particulares pela oferta da língua portuguesa para estrangeiros e a necessidade de as universidades ofertarem cursos para os estudantes de mobilidade acadêmica, vindos de diferentes países. Paradoxalmente, vemos no país a falta de uma política coerente com as nossas reais necessidades. Desdobramentos disso é claramente observado em sala de aula e fora dela (o material didático utilizado, o agir professoral que traduz a formação do professor, a ausência de documentos que possam assegurar encaminhamentos necessários a quem trabalha nesta área, entre outros). Nesse trabalho,apresentamos a nossa experiência com ensino de português como língua estrangeira na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Trata-se de um projeto de extensão (Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras) cujo público alvo é o estudante de mobilidade acadêmica da UFC, coordenado pela professora Eulália Leurquin e desenvolvido com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação. Para além das aulas, há as oficinas de produção de material e as discussões teóricas e metodológicas envolvidas nesta atividade. Desdobramentos vem se traduzindo em pesquisas de mestrado e doutorado realizadas e em realização.Por reunir tais características, esse conjunto de ações entram no projeto maior de formação inicial e continuada de professores. Como base teórica metodológica,utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) no que diz respeito às orientações sobre leitura, compreensão de textos/discurso em formas diferentes de gêneros e análise linguística. Para tratar de questões didáticas, a fim de desenvolver as capacidades de linguagem porque “ensinar uma língua é ensinar a comunicar nessa língua” -evocamos os estudos genebrinos sobre as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-08-19T16:36:19Z
2016-08-19T16:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Meire Celedônio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 4., 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 1-9.
2237-8758
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189
identifier_str_mv SILVA, Meire Celedônio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 4., 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 1-9.
2237-8758
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029006614724608