Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros e a formação de professores para atuarem nesse contexto traduzem preocupações que ultimamente ganham, mesmo em ritmo lento, mais espaço no contexto da Linguística Aplicada. Isso decorre de muito fatores, mas ressaltamos o status do Brasil no exterior e o desdobramento disso (a chegada de estrangeiros ao nosso país, por motivos diversos). Devido a este desdobramento, observamos o aumento de interesse de escolas particulares pela oferta da língua portuguesa para estrangeiros e a necessidade de as universidades ofertarem cursos para os estudantes de mobilidade acadêmica, vindos de diferentes países. Paradoxalmente, vemos no país a falta de uma política coerente com as nossas reais necessidades. Desdobramentos disso é claramente observado em sala de aula e fora dela (o material didático utilizado, o agir professoral que traduz a formação do professor, a ausência de documentos que possam assegurar encaminhamentos necessários a quem trabalha nesta área, entre outros). Nesse trabalho,apresentamos a nossa experiência com ensino de português como língua estrangeira na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Trata-se de um projeto de extensão (Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras) cujo público alvo é o estudante de mobilidade acadêmica da UFC, coordenado pela professora Eulália Leurquin e desenvolvido com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação. Para além das aulas, há as oficinas de produção de material e as discussões teóricas e metodológicas envolvidas nesta atividade. Desdobramentos vem se traduzindo em pesquisas de mestrado e doutorado realizadas e em realização.Por reunir tais características, esse conjunto de ações entram no projeto maior de formação inicial e continuada de professores. Como base teórica metodológica,utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) no que diz respeito às orientações sobre leitura, compreensão de textos/discurso em formas diferentes de gêneros e análise linguística. Para tratar de questões didáticas, a fim de desenvolver as capacidades de linguagem porque “ensinar uma língua é ensinar a comunicar nessa língua” -evocamos os estudos genebrinos sobre as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). |
id |
UFC-7_fb61cd0c63765e477bd23909f8b4d412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19189 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeiraFormação de ProfessoresMaterial didáticoEnsino e aprendizagemO ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros e a formação de professores para atuarem nesse contexto traduzem preocupações que ultimamente ganham, mesmo em ritmo lento, mais espaço no contexto da Linguística Aplicada. Isso decorre de muito fatores, mas ressaltamos o status do Brasil no exterior e o desdobramento disso (a chegada de estrangeiros ao nosso país, por motivos diversos). Devido a este desdobramento, observamos o aumento de interesse de escolas particulares pela oferta da língua portuguesa para estrangeiros e a necessidade de as universidades ofertarem cursos para os estudantes de mobilidade acadêmica, vindos de diferentes países. Paradoxalmente, vemos no país a falta de uma política coerente com as nossas reais necessidades. Desdobramentos disso é claramente observado em sala de aula e fora dela (o material didático utilizado, o agir professoral que traduz a formação do professor, a ausência de documentos que possam assegurar encaminhamentos necessários a quem trabalha nesta área, entre outros). Nesse trabalho,apresentamos a nossa experiência com ensino de português como língua estrangeira na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Trata-se de um projeto de extensão (Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras) cujo público alvo é o estudante de mobilidade acadêmica da UFC, coordenado pela professora Eulália Leurquin e desenvolvido com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação. Para além das aulas, há as oficinas de produção de material e as discussões teóricas e metodológicas envolvidas nesta atividade. Desdobramentos vem se traduzindo em pesquisas de mestrado e doutorado realizadas e em realização.Por reunir tais características, esse conjunto de ações entram no projeto maior de formação inicial e continuada de professores. Como base teórica metodológica,utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) no que diz respeito às orientações sobre leitura, compreensão de textos/discurso em formas diferentes de gêneros e análise linguística. Para tratar de questões didáticas, a fim de desenvolver as capacidades de linguagem porque “ensinar uma língua é ensinar a comunicar nessa língua” -evocamos os estudos genebrinos sobre as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004).2016-08-19T16:36:19Z2016-08-19T16:36:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Meire Celedônio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 4., 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 1-9.2237-8758http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189Silva, Meire Celedônio daLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fragaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T20:23:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:36.911838Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
title |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
spellingShingle |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira Silva, Meire Celedônio da Formação de Professores Material didático Ensino e aprendizagem |
title_short |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
title_full |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
title_fullStr |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
title_sort |
Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira |
author |
Silva, Meire Celedônio da |
author_facet |
Silva, Meire Celedônio da Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Meire Celedônio da Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Material didático Ensino e aprendizagem |
topic |
Formação de Professores Material didático Ensino e aprendizagem |
description |
O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros e a formação de professores para atuarem nesse contexto traduzem preocupações que ultimamente ganham, mesmo em ritmo lento, mais espaço no contexto da Linguística Aplicada. Isso decorre de muito fatores, mas ressaltamos o status do Brasil no exterior e o desdobramento disso (a chegada de estrangeiros ao nosso país, por motivos diversos). Devido a este desdobramento, observamos o aumento de interesse de escolas particulares pela oferta da língua portuguesa para estrangeiros e a necessidade de as universidades ofertarem cursos para os estudantes de mobilidade acadêmica, vindos de diferentes países. Paradoxalmente, vemos no país a falta de uma política coerente com as nossas reais necessidades. Desdobramentos disso é claramente observado em sala de aula e fora dela (o material didático utilizado, o agir professoral que traduz a formação do professor, a ausência de documentos que possam assegurar encaminhamentos necessários a quem trabalha nesta área, entre outros). Nesse trabalho,apresentamos a nossa experiência com ensino de português como língua estrangeira na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Trata-se de um projeto de extensão (Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras) cujo público alvo é o estudante de mobilidade acadêmica da UFC, coordenado pela professora Eulália Leurquin e desenvolvido com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação. Para além das aulas, há as oficinas de produção de material e as discussões teóricas e metodológicas envolvidas nesta atividade. Desdobramentos vem se traduzindo em pesquisas de mestrado e doutorado realizadas e em realização.Por reunir tais características, esse conjunto de ações entram no projeto maior de formação inicial e continuada de professores. Como base teórica metodológica,utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) no que diz respeito às orientações sobre leitura, compreensão de textos/discurso em formas diferentes de gêneros e análise linguística. Para tratar de questões didáticas, a fim de desenvolver as capacidades de linguagem porque “ensinar uma língua é ensinar a comunicar nessa língua” -evocamos os estudos genebrinos sobre as sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-08-19T16:36:19Z 2016-08-19T16:36:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Meire Celedônio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 4., 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 1-9. 2237-8758 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189 |
identifier_str_mv |
SILVA, Meire Celedônio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Experiência de formação docente e de elaboração de material didático para o ensino de Português como língua estrangeira. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 4., 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 1-9. 2237-8758 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029006614724608 |