Design++código: código como ferramenta de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Denise Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374
Resumo: Study about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design.
id UFC-7_fbff645bc3e08c4ada364cf6fda8a873
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46374
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Design++código: código como ferramenta de designEnsinoLógica de programaçãoDesignConstrucionismoDesign generativoStudy about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design.Estudo sobre metodologia no ensino de programação e como técnicas de aprendizado podem ser aplicadas para potencializar esse ensino, a fim de criar um produto que possa aproximar design de programação. A pesquisa é constituída de estudos de caso a partir de questionários, testes metodológicos e observações feitas em workshops de ensino de programação. As conclusões serviram de base para elaboração de um material com proposta de tornar programação um assunto mais lúdico e pessoal. Este estudo tem como intuito avaliar a maneira como se tem pensado o ensino de assuntos que não são de domínio do Design, nesse caso programação, em sala de aula, bem como analisar sua eficiência e testar materiais para a criação de um produto que torne o assunto mais acessível, sendo assim, uma proposta de material de estímulo para o aprendizado em programação voltada para design.Vieira, Roberto César CavalcantePompeu, Denise Pinheiro2019-10-02T13:43:15Z2019-10-02T13:43:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPOMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T02:17:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46374Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:35.769759Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design++código: código como ferramenta de design
title Design++código: código como ferramenta de design
spellingShingle Design++código: código como ferramenta de design
Pompeu, Denise Pinheiro
Ensino
Lógica de programação
Design
Construcionismo
Design generativo
title_short Design++código: código como ferramenta de design
title_full Design++código: código como ferramenta de design
title_fullStr Design++código: código como ferramenta de design
title_full_unstemmed Design++código: código como ferramenta de design
title_sort Design++código: código como ferramenta de design
author Pompeu, Denise Pinheiro
author_facet Pompeu, Denise Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Roberto César Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Denise Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Lógica de programação
Design
Construcionismo
Design generativo
topic Ensino
Lógica de programação
Design
Construcionismo
Design generativo
description Study about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-02T13:43:15Z
2019-10-02T13:43:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv POMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374
identifier_str_mv POMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028734008033280