Design++código: código como ferramenta de design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374 |
Resumo: | Study about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design. |
id |
UFC-7_fbff645bc3e08c4ada364cf6fda8a873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46374 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Design++código: código como ferramenta de designEnsinoLógica de programaçãoDesignConstrucionismoDesign generativoStudy about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design.Estudo sobre metodologia no ensino de programação e como técnicas de aprendizado podem ser aplicadas para potencializar esse ensino, a fim de criar um produto que possa aproximar design de programação. A pesquisa é constituída de estudos de caso a partir de questionários, testes metodológicos e observações feitas em workshops de ensino de programação. As conclusões serviram de base para elaboração de um material com proposta de tornar programação um assunto mais lúdico e pessoal. Este estudo tem como intuito avaliar a maneira como se tem pensado o ensino de assuntos que não são de domínio do Design, nesse caso programação, em sala de aula, bem como analisar sua eficiência e testar materiais para a criação de um produto que torne o assunto mais acessível, sendo assim, uma proposta de material de estímulo para o aprendizado em programação voltada para design.Vieira, Roberto César CavalcantePompeu, Denise Pinheiro2019-10-02T13:43:15Z2019-10-02T13:43:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPOMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T02:17:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46374Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:35.769759Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design++código: código como ferramenta de design |
title |
Design++código: código como ferramenta de design |
spellingShingle |
Design++código: código como ferramenta de design Pompeu, Denise Pinheiro Ensino Lógica de programação Design Construcionismo Design generativo |
title_short |
Design++código: código como ferramenta de design |
title_full |
Design++código: código como ferramenta de design |
title_fullStr |
Design++código: código como ferramenta de design |
title_full_unstemmed |
Design++código: código como ferramenta de design |
title_sort |
Design++código: código como ferramenta de design |
author |
Pompeu, Denise Pinheiro |
author_facet |
Pompeu, Denise Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Roberto César Cavalcante |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompeu, Denise Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Lógica de programação Design Construcionismo Design generativo |
topic |
Ensino Lógica de programação Design Construcionismo Design generativo |
description |
Study about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-02T13:43:15Z 2019-10-02T13:43:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
POMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374 |
identifier_str_mv |
POMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028734008033280 |