Códigos para criatividade: uma investigação orientada a processos criativos sobre o design de produtos interativos suportados por sistemas generativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-15072022-184555/ |
Resumo: | Apoiando-se em uma fundamentação teórica multidisciplinar com contribuições das disciplinas do design e computação, esta pesquisa busca compreender os processos criativos empregados por profissionais contemporâneos no design de produtos interativos suportados por sistemas generativos. Tal motivação vem da ideia de que os sistemas generativos instigam mudanças significativas no processo de design quando são empregados para sintetizar total ou parcialmente os produtos pretendidos, sugerindo que a produção de literatura científica sobre o assunto possa enriquecer as referências para profissionais e acadêmicos interessados em sua aplicação. Portanto, para apreender o referido processo criativo e possibilitar uma estratégia qualitativa de estudos de casos múltiplos, começamos por construir uma base teórica abrangente sobre os temas de processos criativos em design; design de interação; e criação generativa e pensamento computacional em design. Tal fundamentação nos forneceu padrões teóricos relevantes, os quais foram sintetizados em um primeiro modelo a ser confrontado com os estudos de caso para verificação. Para realizar esse processo e atingir o objetivo desta pesquisa, contamos com entrevistas em profundidade com profissionais e com a análise dos materiais finais e parciais fornecidos por eles para retratar os processos empreendidos e propor um modelo preciso abrangendo os aspectos relevantes do processo criativo estudado. |
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Códigos para criatividade: uma investigação orientada a processos criativos sobre o design de produtos interativos suportados por sistemas generativosCodes for creativity: a creative-processes-oriented inquiry into designing interactive products powered by generative systemsComputational thinking in designCriação generativa em designDesign de interaçãoDesign generativoGenerative creation in designGenerative designIinteraction designPensamento computacional no designApoiando-se em uma fundamentação teórica multidisciplinar com contribuições das disciplinas do design e computação, esta pesquisa busca compreender os processos criativos empregados por profissionais contemporâneos no design de produtos interativos suportados por sistemas generativos. Tal motivação vem da ideia de que os sistemas generativos instigam mudanças significativas no processo de design quando são empregados para sintetizar total ou parcialmente os produtos pretendidos, sugerindo que a produção de literatura científica sobre o assunto possa enriquecer as referências para profissionais e acadêmicos interessados em sua aplicação. Portanto, para apreender o referido processo criativo e possibilitar uma estratégia qualitativa de estudos de casos múltiplos, começamos por construir uma base teórica abrangente sobre os temas de processos criativos em design; design de interação; e criação generativa e pensamento computacional em design. Tal fundamentação nos forneceu padrões teóricos relevantes, os quais foram sintetizados em um primeiro modelo a ser confrontado com os estudos de caso para verificação. Para realizar esse processo e atingir o objetivo desta pesquisa, contamos com entrevistas em profundidade com profissionais e com a análise dos materiais finais e parciais fornecidos por eles para retratar os processos empreendidos e propor um modelo preciso abrangendo os aspectos relevantes do processo criativo estudado.Relying on a multidisciplinary theoretical foundation with contributions from the disciplines of design and computing, this research seeks to understand the creative processes employed by contemporary professionals for designing interactive products powered by generative systems. Such motivation comes from the idea that generative systems pose significant changes for the design process when they are employed to synthesize intended products entirely or partially, thus suggesting that producing scientific literature on the subject provides design maturity for practitioners and academics interested in their application. Therefore, to grasp the aforementioned creative process and enable a qualitative multiple case strategy, we began by building a comprehensive theoretical foundation on the themes of creative processes in design; interaction design; and generative creation and computational thinking in design. These foundations provided us with relevant theoretical patterns, which were synthesized into a first model to be confronted with the case studies for verification. To carry out this process and achieve this researchs goal, we relied on in-depth interviews with professionals and on the analysis of final and partial deliverables provided by them to picture the processes undertaken and propose an accurate model comprising the relevant aspects of the creative process studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzilli, Clice de Toledo SanjarFernandes, Caio Barrocal2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-15072022-184555/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-29T18:48:39Zoai:teses.usp.br:tde-15072022-184555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-29T18:48:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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