O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jade Gomes de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35041
Resumo: FERREIRA, Jade Gomes de Sousa. O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz. 2018. 76f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
id UFC-7_ff1dc279639c6489f8ba814f9af13b8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35041
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança FelizMarketingBiblioteca comunitáriaAção culturalMarketingCommunity libraryCultural actionFERREIRA, Jade Gomes de Sousa. O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz. 2018. 76f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.This is a research about understanding the relationship of marketing with community libraries. In this proposal cultural actions are presented as a strategy of marketing dissemination. This is a study to analyze the relevance of marketing to community libraries, from this objective the following specific objectives derive: to draw a theoretical panorama of marketing and its relations with information units; identify the tools used by the library for the construction of marketing; and, to verify if the marketing favors the activities of cultural action developed by the library. The research methodology used in this study was a qualitative research, carried out in the form of an exploratory and field study, based ton a bibliographic review, where the users and the manager of the Community Library of Childhood were studied. The data collection instruments used were observation, semi-structured and informal interviews, carried out in two moments, one with the manager, and the other with the users. The results demonstrate the importance of marketing in the community library, recognizing it as fundamental to strengthen the relationship with the community, as well as the dissemination of products and services, thus ensure the survival of the library. We conclude that the cultural actions promoted by the community library, aim at the perspective of a socio-cultural project, that is, manifest the various forms of expressions of the community, and marketing has the role of strengthening the appeal of these manifestations, synthesizing the values that the people want spread.Trata-se de uma pesquisa acerca do entendimento da relação do marketing com as bibliotecas comunitárias. Nesta proposta as ações culturais se apresentam como uma estratégia de divulgação de marketing. Objetivo geral é analisar a relevância do marketing para as bibliotecas comunitárias, deste objetivo decorrem os objetivos específicos: traçar um panorama teórico do marketing e suas relações com as unidades de informação; identificar as ferramentas utilizadas pela biblioteca para a construção do marketing; e, verificar se o marketing favorece as atividades de ação cultural desenvolvidas pela biblioteca. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada sob a forma de um estudo exploratório e de campo, embasada de uma revisão de literatura, onde foram estudados os usuários e a gestora da Biblioteca Comunitária Criança Feliz. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, a entrevista semiestruturada e informal, realizados em dois momentos, um com a gestora, e outro com os usuários. Os resultados obtidos demonstram a importância do marketing na biblioteca comunitária, reconhecendo-o como fundamental para estreitar o relacionamento com a comunidade, e também para a divulgação de produtos e serviços, e assim, garantir a sobrevivência da biblioteca. Conclui-se que as ações culturais promovidas pela biblioteca comunitária, visam a perspectiva de projeto sociocultural, ou seja, manifestar as várias formas de expressões da comunidade, tendo o marketing o papel de fortalecer a rogativa dessas manifestações, sintetizando os valores que o povo deseja divulgar.Guerra, Maria Aurea Montenegro AlbuquerqueFerreira, Jade Gomes de Sousa2018-08-23T18:44:19Z2018-08-23T18:44:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFerreira, J. G. S.; Guerra, M. A. M. A. (2018)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35041porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-23T18:51:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35041Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:28.079357Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
title O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
spellingShingle O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
Ferreira, Jade Gomes de Sousa
Marketing
Biblioteca comunitária
Ação cultural
Marketing
Community library
Cultural action
title_short O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
title_full O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
title_fullStr O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
title_full_unstemmed O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
title_sort O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz
author Ferreira, Jade Gomes de Sousa
author_facet Ferreira, Jade Gomes de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jade Gomes de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Biblioteca comunitária
Ação cultural
Marketing
Community library
Cultural action
topic Marketing
Biblioteca comunitária
Ação cultural
Marketing
Community library
Cultural action
description FERREIRA, Jade Gomes de Sousa. O marketing como estratégia de divulgação das ações culturais na Biblioteca Comunitária Criança Feliz. 2018. 76f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23T18:44:19Z
2018-08-23T18:44:19Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, J. G. S.; Guerra, M. A. M. A. (2018)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35041
identifier_str_mv Ferreira, J. G. S.; Guerra, M. A. M. A. (2018)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028755414712320