Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winchuar, Marcio José de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bufrem, Leilah Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52249
Resumo: This paper investigates how the literacy practices occur in multiseriate school contexts of the field. It presents the concept of literacy and assumes that field schools are not on the agenda of government investment priorities, reflecting poor infrastructure conditions and interfering with teacher work. It analyzes a set of postgraduate research on literacy practices in schools / multiseriate classes and demonstrates difficulties, potentialities and challenges present in these spaces. It concludes that improving the quality of teaching and learning in multiseriate contexts requires a close look not only from parents and teachers, but from rulers who need to put multiseriate school from the field in their agenda of priorities.
id UFC-7_ff919689eb838e242fb73ff64a846975
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52249
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campoLiteracy and lettering practices in multisseriate field contexts: difficulties, potencial and challengesEducação do campoClasses multisseriadasAlfabetização e letramentoThis paper investigates how the literacy practices occur in multiseriate school contexts of the field. It presents the concept of literacy and assumes that field schools are not on the agenda of government investment priorities, reflecting poor infrastructure conditions and interfering with teacher work. It analyzes a set of postgraduate research on literacy practices in schools / multiseriate classes and demonstrates difficulties, potentialities and challenges present in these spaces. It concludes that improving the quality of teaching and learning in multiseriate contexts requires a close look not only from parents and teachers, but from rulers who need to put multiseriate school from the field in their agenda of priorities.Neste artigo, investiga-se como ocorrem as práticas alfabetizadoras em contextos escolares multisseriados do campo. Apresenta-se o conceito de alfabetização e letramento e parte-se do pressuposto de que as escolas do campo não estão na agenda de prioridades de investimentos governamentais, o que se reflete nas péssimas condições infraestruturais e interfere no trabalho docente. Analisa-se um conjunto de pesquisas de pós-graduação sobre práticas alfabetizadoras em escolas/classes multisseriadas e demonstram-se dificuldades, potencialidades e desafios presentes nestes espaços. Conclui-se que a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em contextos multisseriados necessita de um olhar atento não só de pais e professores, mas de governantes que precisam colocar a escola multisseriada do campo em sua agenda de prioridades.Investiga cómo se producen las prácticas de alfabetización en los contextos escolares multigrados en el campo. Presenta el concepto de alfabetización y letramiento y supone que las escuelas rurales no están en la agenda prioritaria de inversión del gobierno, lo que refleja las malas condiciones de infraestructura e interfiere en el trabajo del docente. Analiza un conjunto de investigaciones de posgrado sobre las prácticas de alfabetización en escuelas / clases multigrados y demuestra dificultades, potencialidades y desafíos presentes en estos espacios. Concluye que la mejora de la calidad de la enseñanza y el aprendizaje en contextos multigrados requiere una mirada cuidadosa no solo por parte de los padres y maestros, sino también de los funcionarios del gobierno que necesitan incluir a la escuela multigrado del campo en su agenda prioritaria.Revista Educação Em Debate2020-06-09T18:39:39Z2020-06-09T18:39:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWINCHUAR, Marcio José de Lima; BUFREM, Leilah Santiago. Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 150-162, jan./abr. 2020.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52249Winchuar, Marcio José de LimaBufrem, Leilah Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:17:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52249Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:57.281244Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
Literacy and lettering practices in multisseriate field contexts: difficulties, potencial and challenges
title Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
spellingShingle Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
Winchuar, Marcio José de Lima
Educação do campo
Classes multisseriadas
Alfabetização e letramento
title_short Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
title_full Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
title_fullStr Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
title_full_unstemmed Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
title_sort Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo
author Winchuar, Marcio José de Lima
author_facet Winchuar, Marcio José de Lima
Bufrem, Leilah Santiago
author_role author
author2 Bufrem, Leilah Santiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Winchuar, Marcio José de Lima
Bufrem, Leilah Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Classes multisseriadas
Alfabetização e letramento
topic Educação do campo
Classes multisseriadas
Alfabetização e letramento
description This paper investigates how the literacy practices occur in multiseriate school contexts of the field. It presents the concept of literacy and assumes that field schools are not on the agenda of government investment priorities, reflecting poor infrastructure conditions and interfering with teacher work. It analyzes a set of postgraduate research on literacy practices in schools / multiseriate classes and demonstrates difficulties, potentialities and challenges present in these spaces. It concludes that improving the quality of teaching and learning in multiseriate contexts requires a close look not only from parents and teachers, but from rulers who need to put multiseriate school from the field in their agenda of priorities.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09T18:39:39Z
2020-06-09T18:39:39Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WINCHUAR, Marcio José de Lima; BUFREM, Leilah Santiago. Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 150-162, jan./abr. 2020.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52249
identifier_str_mv WINCHUAR, Marcio José de Lima; BUFREM, Leilah Santiago. Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 150-162, jan./abr. 2020.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028963603185664