O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40 |
Resumo: | No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem. |
id |
UFC-8_32aa46b0f60970fd33e743feb9a50bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/40 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?Geografia; Educação; Ensino superiorprofessor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem.Universidade Federal do Ceará2012-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-112178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40/103MOURA, Marisa Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:43:15Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/40Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:43:15Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
title |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
spellingShingle |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? MOURA, Marisa Ribeiro Geografia; Educação; Ensino superior professor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno |
title_short |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
title_full |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
title_fullStr |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
title_full_unstemmed |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
title_sort |
O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual? |
author |
MOURA, Marisa Ribeiro |
author_facet |
MOURA, Marisa Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Marisa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ensino superior professor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno |
topic |
Geografia; Educação; Ensino superior professor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno |
description |
No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40/103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11 Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11 Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643613290496 |