O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/13321 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal compreender a importância das oficinas didáticas ofertadas no curso de Licenciatura em Geografia do CESC/UEMA. E como objetivos específicos: verificar a estrutura curricular do curso de Geografia do CESC/ UEMA; apresentar as principais características das oficinas didático-pedagógicas na formação inicial e analisar o impacto das oficinas didáticas ofertadas aos discentes durante a formação acadêmica. Foram analisadas oficinas ofertadas em três semestres (2018 e 2019), aplicadas dentro da disciplina de Prática da Dimensão Educacional (135h). Após o desenvolvimento das oficinas, os discentes passaram por uma avaliação de desempenho e por entrevista semi-estruturada. As oficinas foram desenvolvidas com a finalidade de trabalhar conteúdos específicos pouco explorados da matriz curricular como: ensino inclusivo; metodologias não convencionais no ensino da Geografia, dentre outras temáticas. Notou-se que as oficinas pedagógicas permitiram aos discentes desenvolver habilidades didáticas significativas, além de ter oportunizado contato com leituras diversificadas de Geografia que abordam as temáticas das oficinas ministradas. Percebeu-se também que os discentes demonstraram melhor desenvoltura durante as interferências didáticas em sala de aula no Ensino Básico, refletindo em suas ações no momento da disciplina de prática, de estágio e no exercício profissional. |
id |
UFPI-2_dbf081a41b3bc341a3413bce7c01edbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/13321 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIAEnsino de GeografiaEnsino de Geografia. Oficinas. Professor de Geografia.O presente artigo tem como objetivo principal compreender a importância das oficinas didáticas ofertadas no curso de Licenciatura em Geografia do CESC/UEMA. E como objetivos específicos: verificar a estrutura curricular do curso de Geografia do CESC/ UEMA; apresentar as principais características das oficinas didático-pedagógicas na formação inicial e analisar o impacto das oficinas didáticas ofertadas aos discentes durante a formação acadêmica. Foram analisadas oficinas ofertadas em três semestres (2018 e 2019), aplicadas dentro da disciplina de Prática da Dimensão Educacional (135h). Após o desenvolvimento das oficinas, os discentes passaram por uma avaliação de desempenho e por entrevista semi-estruturada. As oficinas foram desenvolvidas com a finalidade de trabalhar conteúdos específicos pouco explorados da matriz curricular como: ensino inclusivo; metodologias não convencionais no ensino da Geografia, dentre outras temáticas. Notou-se que as oficinas pedagógicas permitiram aos discentes desenvolver habilidades didáticas significativas, além de ter oportunizado contato com leituras diversificadas de Geografia que abordam as temáticas das oficinas ministradas. Percebeu-se também que os discentes demonstraram melhor desenvoltura durante as interferências didáticas em sala de aula no Ensino Básico, refletindo em suas ações no momento da disciplina de prática, de estágio e no exercício profissional.UFPISousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira deMedeiros, Thais CostaSantos, Francisco José da Silva2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1332110.26694/equador.v11i1.13321REVISTA EQUADOR; v. 11, n. 1 (2022); 19 - 342317-349110.26694/equador.v11i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/13321/8227Direitos autorais 2022 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T18:27:13Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13321Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2022-11-29T18:27:13Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
title |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Ensino de Geografia Ensino de Geografia. Oficinas. Professor de Geografia. |
title_short |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
title_full |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
title_sort |
O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA |
author |
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de |
author_facet |
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Medeiros, Thais Costa Santos, Francisco José da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Thais Costa Santos, Francisco José da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Medeiros, Thais Costa Santos, Francisco José da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Ensino de Geografia. Oficinas. Professor de Geografia. |
topic |
Ensino de Geografia Ensino de Geografia. Oficinas. Professor de Geografia. |
description |
O presente artigo tem como objetivo principal compreender a importância das oficinas didáticas ofertadas no curso de Licenciatura em Geografia do CESC/UEMA. E como objetivos específicos: verificar a estrutura curricular do curso de Geografia do CESC/ UEMA; apresentar as principais características das oficinas didático-pedagógicas na formação inicial e analisar o impacto das oficinas didáticas ofertadas aos discentes durante a formação acadêmica. Foram analisadas oficinas ofertadas em três semestres (2018 e 2019), aplicadas dentro da disciplina de Prática da Dimensão Educacional (135h). Após o desenvolvimento das oficinas, os discentes passaram por uma avaliação de desempenho e por entrevista semi-estruturada. As oficinas foram desenvolvidas com a finalidade de trabalhar conteúdos específicos pouco explorados da matriz curricular como: ensino inclusivo; metodologias não convencionais no ensino da Geografia, dentre outras temáticas. Notou-se que as oficinas pedagógicas permitiram aos discentes desenvolver habilidades didáticas significativas, além de ter oportunizado contato com leituras diversificadas de Geografia que abordam as temáticas das oficinas ministradas. Percebeu-se também que os discentes demonstraram melhor desenvoltura durante as interferências didáticas em sala de aula no Ensino Básico, refletindo em suas ações no momento da disciplina de prática, de estágio e no exercício profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/13321 10.26694/equador.v11i1.13321 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/13321 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v11i1.13321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/13321/8227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 11, n. 1 (2022); 19 - 34 2317-3491 10.26694/equador.v11i1 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1788990155687723008 |