Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alcinéia de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/632
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a organização curricular do curso de licenciatura em Geografia de uma Instituição de Ensino na cidade de Formosa-GO. O texto discute questões que envolvem o papel do currículo no projeto de formação inicial do professor, os dilemas ainda não superados pelos cursos de formação e os saberes necessários a este profissional para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC), observou-se a fragmentação e desarticulação entre os conteúdos específicos e os pedagógicos na proposta pedagógica daquela Instituição. Diante de tal realidade, defende-se a urgente necessidade das licenciaturas, de modo geral, repensarem e reorganizarem os seus currículos, com vistas a uma formação acadêmica sólida, significativa e conexa ao trabalho docente, no âmbito escolar.
id UFC-8_405db80a572f0388124b54a3975fc988
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/632
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia Specific contents of one side, pedagogical contents of another: a dilemma that has not been overcome in the training courses for the geography teacherGeografia; Educação.Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a organização curricular do curso de licenciatura em Geografia de uma Instituição de Ensino na cidade de Formosa-GO. O texto discute questões que envolvem o papel do currículo no projeto de formação inicial do professor, os dilemas ainda não superados pelos cursos de formação e os saberes necessários a este profissional para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC), observou-se a fragmentação e desarticulação entre os conteúdos específicos e os pedagógicos na proposta pedagógica daquela Instituição. Diante de tal realidade, defende-se a urgente necessidade das licenciaturas, de modo geral, repensarem e reorganizarem os seus currículos, com vistas a uma formação acadêmica sólida, significativa e conexa ao trabalho docente, no âmbito escolar.This paper aims to analyze and discuss the curricular organization of the degree course in Geography of a Teaching Institution in the city of Formosa-GO. The text discusses issues that involve the role of the curriculum in the project of initial teacher training, the dilemmas still not overcome by the training courses and the necessary knowledge for this professional to develop their pedagogical practice. Through documentary analysis (Pedagogical Project of the Course - PPC), it was observed the fragmentation and disarticulation between the specific contents and the pedagogical contents in the pedagogical proposal of that Institution. Faced with such a reality, there is an urgent need for bachelor´s degrees, in general, to rethink and reorganize their curricula in order to achieve a solid, meaningful academic education connected to teaching work in schools.Universidade Federal do Ceará2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/63210.26895/geosaberes.v9i18.632Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/632/663Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alcinéia de SouzaCunha, Leonardo Ferreira Farias da2018-05-13T23:14:03Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/632Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:03Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
Specific contents of one side, pedagogical contents of another: a dilemma that has not been overcome in the training courses for the geography teacher
title Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
spellingShingle Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
Silva, Alcinéia de Souza
Geografia; Educação.
title_short Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
title_full Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
title_fullStr Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
title_full_unstemmed Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
title_sort Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
author Silva, Alcinéia de Souza
author_facet Silva, Alcinéia de Souza
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
author_role author
author2 Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alcinéia de Souza
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação.
topic Geografia; Educação.
description Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a organização curricular do curso de licenciatura em Geografia de uma Instituição de Ensino na cidade de Formosa-GO. O texto discute questões que envolvem o papel do currículo no projeto de formação inicial do professor, os dilemas ainda não superados pelos cursos de formação e os saberes necessários a este profissional para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC), observou-se a fragmentação e desarticulação entre os conteúdos específicos e os pedagógicos na proposta pedagógica daquela Instituição. Diante de tal realidade, defende-se a urgente necessidade das licenciaturas, de modo geral, repensarem e reorganizarem os seus currículos, com vistas a uma formação acadêmica sólida, significativa e conexa ao trabalho docente, no âmbito escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/632
10.26895/geosaberes.v9i18.632
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/632
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i18.632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/632/663
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12
Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12
Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644098781184