Brincando com a cartografia: mapeando a cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/176 |
Resumo: | Este trabalho apresenta as experiências de um estágio/pesquisa realizado na E.E.I.E. Nair Guerra Magalhães Guerra localizada no município de Caucaia, aproximadamente a 15km de Fortaleza. Na disciplina de geografia o foco das atividades foi sobre a temática cartografia. O intuito foi desenvolver a alfabetização cartográfica usando uma abordagem lúdica, ou seja, usando brincadeiras e jogos. Ao mesmo tempo usávamos o espaço da cidade dos alunos como ponto de partida das atividades. Procurou-se trabalhar com os alunos as noções projetivas, euclidianas, lateralidade, reversibilidade, compreensão de legendas e escala. Durante o estágio/pesquisa realizamos aplicação de questionários com professores, pais e funcionários sobre conhecimentos básicos da cartografia. A partir da metodologia lúdica, foi possível estimular os alunos a mergulharem na temática cartografia a consequência disso foi o despertar da curiosidade dos discentes pelos espaços da cidade em que eles vivem. A geografia assim passa de uma matéria chata, simplória e enfadonha para uma disciplina instigante e apaixonante. Palavras-chave: geografia; cartografia; ensino. |
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Brincando com a cartografia: mapeando a cidadeGeografia; Educação; CartografiaGeografia; Cartografia; Ensino Este trabalho apresenta as experiências de um estágio/pesquisa realizado na E.E.I.E. Nair Guerra Magalhães Guerra localizada no município de Caucaia, aproximadamente a 15km de Fortaleza. Na disciplina de geografia o foco das atividades foi sobre a temática cartografia. O intuito foi desenvolver a alfabetização cartográfica usando uma abordagem lúdica, ou seja, usando brincadeiras e jogos. Ao mesmo tempo usávamos o espaço da cidade dos alunos como ponto de partida das atividades. Procurou-se trabalhar com os alunos as noções projetivas, euclidianas, lateralidade, reversibilidade, compreensão de legendas e escala. Durante o estágio/pesquisa realizamos aplicação de questionários com professores, pais e funcionários sobre conhecimentos básicos da cartografia. A partir da metodologia lúdica, foi possível estimular os alunos a mergulharem na temática cartografia a consequência disso foi o despertar da curiosidade dos discentes pelos espaços da cidade em que eles vivem. A geografia assim passa de uma matéria chata, simplória e enfadonha para uma disciplina instigante e apaixonante. Palavras-chave: geografia; cartografia; ensino.Universidade Federal do Ceará2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/176Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 79-92Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 79-92Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 79-922178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/176/122GÓIS, Rodolfo Anderson Damascenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:38Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/176Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:38Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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