As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STÜRMER, Arthur Breno
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92
Resumo: Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.
id UFC-8_5bbaa9395c616d116fa4b78a5fdb056d
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/92
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básicaCiências Humanas; Geografia e EnsinoTecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; EscolaCada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.Universidade Federal do Ceará2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92/87STÜRMER, Arthur Brenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:23Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/92Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:23Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
title As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
spellingShingle As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
STÜRMER, Arthur Breno
Ciências Humanas; Geografia e Ensino
Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola
title_short As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
title_full As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
title_fullStr As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
title_full_unstemmed As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
title_sort As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
author STÜRMER, Arthur Breno
author_facet STÜRMER, Arthur Breno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv STÜRMER, Arthur Breno
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Geografia e Ensino
Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola
topic Ciências Humanas; Geografia e Ensino
Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola
description Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92/87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642284744704