As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92 |
Resumo: | Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas. |
id |
UFC-8_5bbaa9395c616d116fa4b78a5fdb056d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/92 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básicaCiências Humanas; Geografia e EnsinoTecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; EscolaCada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.Universidade Federal do Ceará2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92/87STÜRMER, Arthur Brenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:23Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/92Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:23Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
title |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
spellingShingle |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica STÜRMER, Arthur Breno Ciências Humanas; Geografia e Ensino Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola |
title_short |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
title_full |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
title_fullStr |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
title_full_unstemmed |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
title_sort |
As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica |
author |
STÜRMER, Arthur Breno |
author_facet |
STÜRMER, Arthur Breno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STÜRMER, Arthur Breno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Geografia e Ensino Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola |
topic |
Ciências Humanas; Geografia e Ensino Tecnologia e ensino; Conhecimentos geográficos; Escola |
description |
Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92/87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12 Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12 Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 3-12 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642284744704 |