Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453
Resumo: A pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e educando construírem diversos saberes geográficos com o uso de linguagens que propiciem a sistematização do conhecimento geográfico e uma postura educacional-cidadã. Fundamenta-se em literatura sobre metodologia, aprendizagem, ensino de geografia, linguagens e educação básica, sendo necessário e importante para uma prática pedagógica que repense o ensino de geografia e discuta a inserção e o posicionamento do homem no espaço geográfico. Ou seja, o espaço que o homem atua, modifica, vive em sociedade, mas o espaço que também exclui. Contudo, nem sempre a escola persiste nessa temática, ou o professor ainda não se deu conta da sua responsabilidade de despertar no aluno, um olhar analítico-crítico das relações sociais que se presencia, resultando nas desigualdades sociais. 
id UFC-8_b7783e48e4788dc27d6d5a91aa582762
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/453
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográficaGeografia; Educação; EscolaGeografia; Ensino; Escola PúblicaA pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e educando construírem diversos saberes geográficos com o uso de linguagens que propiciem a sistematização do conhecimento geográfico e uma postura educacional-cidadã. Fundamenta-se em literatura sobre metodologia, aprendizagem, ensino de geografia, linguagens e educação básica, sendo necessário e importante para uma prática pedagógica que repense o ensino de geografia e discuta a inserção e o posicionamento do homem no espaço geográfico. Ou seja, o espaço que o homem atua, modifica, vive em sociedade, mas o espaço que também exclui. Contudo, nem sempre a escola persiste nessa temática, ou o professor ainda não se deu conta da sua responsabilidade de despertar no aluno, um olhar analítico-crítico das relações sociais que se presencia, resultando nas desigualdades sociais. Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 342178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453/422ALVES, Cícera Cecília Esmeraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:01:26Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/453Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:01:26Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
title Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
spellingShingle Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo
Geografia; Educação; Escola
Geografia; Ensino; Escola Pública
title_short Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
title_full Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
title_fullStr Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
title_full_unstemmed Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
title_sort Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
author ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo
author_facet ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Escola
Geografia; Ensino; Escola Pública
topic Geografia; Educação; Escola
Geografia; Ensino; Escola Pública
description A pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e educando construírem diversos saberes geográficos com o uso de linguagens que propiciem a sistematização do conhecimento geográfico e uma postura educacional-cidadã. Fundamenta-se em literatura sobre metodologia, aprendizagem, ensino de geografia, linguagens e educação básica, sendo necessário e importante para uma prática pedagógica que repense o ensino de geografia e discuta a inserção e o posicionamento do homem no espaço geográfico. Ou seja, o espaço que o homem atua, modifica, vive em sociedade, mas o espaço que também exclui. Contudo, nem sempre a escola persiste nessa temática, ou o professor ainda não se deu conta da sua responsabilidade de despertar no aluno, um olhar analítico-crítico das relações sociais que se presencia, resultando nas desigualdades sociais. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453/422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642341367808