O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar. |
id |
UFC-8_65da5a9cbdc7d62dd9298f55992dd251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/682 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente The geography teacher and the high school of public schools from Iguatu (Ceará): teaching work and educationA pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar.The research aims to analyze the teaching work and education of high school Geography teachers of 07 public schools of the municipality of Iguatu (Ceará). The research was structured in 03 stages by means of interviews with the regional education coordinator (Crede 16) and the coordinators of the Human Sciences area and all the geography teachers from these schools. The profile identified allows us to conclude a positive initial formation situation, since only 01 teacher (a) has no training in the area, but with the predominance of fragile working relationships marked by temporary teachers (64%), teaching other basic core disciplines (Sociology and Philosophy) and diversified (NTTPS, Education for Citizenship and World of Work) of the curriculum, as well as working in other schools and cities in the region as a complement to workload and family income.Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/68210.26895/geosaberes.v10i20.682Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682/695Copyright (c) 2019 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista deAmaral, Francisco Claudemir Barbosa do2019-05-01T13:01:18Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/682Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:18Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente The geography teacher and the high school of public schools from Iguatu (Ceará): teaching work and education |
title |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
spellingShingle |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de |
title_short |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
title_full |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
title_fullStr |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
title_full_unstemmed |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
title_sort |
O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
author |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de |
author_facet |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do |
description |
A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682 10.26895/geosaberes.v10i20.682 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v10i20.682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682/695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12 Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12 Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643165548544 |