O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar.
id UFC-8_65da5a9cbdc7d62dd9298f55992dd251
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/682
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente The geography teacher and the high school of public schools from Iguatu (Ceará): teaching work and educationA pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar.The research aims to analyze the teaching work and education of high school Geography teachers of 07 public schools of the municipality of Iguatu (Ceará). The research was structured in 03 stages by means of interviews with the regional education coordinator (Crede 16) and the coordinators of the Human Sciences area and all the geography teachers from these schools. The profile identified allows us to conclude a positive initial formation situation, since only 01 teacher (a) has no training in the area, but with the predominance of fragile working relationships marked by temporary teachers (64%), teaching other basic core disciplines (Sociology and Philosophy) and diversified (NTTPS, Education for Citizenship and World of Work) of the curriculum, as well as working in other schools and cities in the region as a complement to workload and family income.Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/68210.26895/geosaberes.v10i20.682Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682/695Copyright (c) 2019 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista deAmaral, Francisco Claudemir Barbosa do2019-05-01T13:01:18Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/682Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:18Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
The geography teacher and the high school of public schools from Iguatu (Ceará): teaching work and education
title O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
spellingShingle O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
title_short O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
title_full O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
title_fullStr O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
title_full_unstemmed O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
title_sort O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente
author Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
author_facet Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do
author_role author
author2 Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do
description A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682
10.26895/geosaberes.v10i20.682
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v10i20.682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682/695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643165548544