Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Matheus José dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Cristiano Aprígio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814
Resumo: A sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica.
id UFC-8_70f5dfe0cbae3c3794c3ad1694a72b59
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/814
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia Virtual reality in the classroom: geography teaching practice Realidad virtual en el aula: práctica de enseñanza de geografíaA sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica.21st century society is marked by technological advances. They transform and alter social relations in spacetime, especially in the work category. And considering the explosion of the use of Virtual Reality - technology that simulates real reality emerging who uses it in an immaterial reality - in several areas. We may ask: how important is the use of Virtual Reality (VR) technology in the teaching of geography? The aim of this study is to analyze the socio-educational effects of using VR technology as a didactic resource for the practice and teaching of geography. For didactic production we work the social and environmental conflicts and what it is to be indigenous in Brazil in the 21st century. Among the results stand out greater engagement and empathy for content and geographical science.La sociedad del siglo XXI está marcada por los avances tecnológicos. Transforman y alteran las relaciones sociales en el espacio-tiempo, especialmente en la categoría de trabajo. Y considerando la explosión del uso de la realidad virtual, tecnología que simula la realidad real emergente que la usa en una realidad inmaterial, en varias áreas. Podemos preguntarnos: ¿qué importancia tiene el uso de la tecnología de realidad virtual (VR) en la enseñanza de la geografía? El objetivo de este estudio es analizar el efecto socioeducativo del uso de la tecnología VR como un recurso didáctico para la práctica y la enseñanza de la geografía. Para la producción didáctica trabajamos los conflictos sociales y ambientales y lo que es ser indígena en Brasil en el siglo XXI. Entre los resultados destacan un mayor compromiso y empatía por el contenido y la ciencia geográfica.Universidade Federal do Ceará2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/81410.26895/geosaberes.v10i22.814Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 802178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814/782Copyright (c) 2019 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Matheus José dos SantosSantos, Cristiano Aprígio dos2019-10-17T12:17:47Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/814Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-10-17T12:17:47Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
Virtual reality in the classroom: geography teaching practice
Realidad virtual en el aula: práctica de enseñanza de geografía
title Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
spellingShingle Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
Trindade, Matheus José dos Santos
title_short Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
title_full Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
title_fullStr Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
title_full_unstemmed Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
title_sort Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
author Trindade, Matheus José dos Santos
author_facet Trindade, Matheus José dos Santos
Santos, Cristiano Aprígio dos
author_role author
author2 Santos, Cristiano Aprígio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Matheus José dos Santos
Santos, Cristiano Aprígio dos
description A sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814
10.26895/geosaberes.v10i22.814
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v10i22.814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814/782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80
Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80
Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643128848384