Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814 |
Resumo: | A sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica. |
id |
UFC-8_70f5dfe0cbae3c3794c3ad1694a72b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/814 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia Virtual reality in the classroom: geography teaching practice Realidad virtual en el aula: práctica de enseñanza de geografíaA sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica.21st century society is marked by technological advances. They transform and alter social relations in spacetime, especially in the work category. And considering the explosion of the use of Virtual Reality - technology that simulates real reality emerging who uses it in an immaterial reality - in several areas. We may ask: how important is the use of Virtual Reality (VR) technology in the teaching of geography? The aim of this study is to analyze the socio-educational effects of using VR technology as a didactic resource for the practice and teaching of geography. For didactic production we work the social and environmental conflicts and what it is to be indigenous in Brazil in the 21st century. Among the results stand out greater engagement and empathy for content and geographical science.La sociedad del siglo XXI está marcada por los avances tecnológicos. Transforman y alteran las relaciones sociales en el espacio-tiempo, especialmente en la categoría de trabajo. Y considerando la explosión del uso de la realidad virtual, tecnología que simula la realidad real emergente que la usa en una realidad inmaterial, en varias áreas. Podemos preguntarnos: ¿qué importancia tiene el uso de la tecnología de realidad virtual (VR) en la enseñanza de la geografía? El objetivo de este estudio es analizar el efecto socioeducativo del uso de la tecnología VR como un recurso didáctico para la práctica y la enseñanza de la geografía. Para la producción didáctica trabajamos los conflictos sociales y ambientales y lo que es ser indígena en Brasil en el siglo XXI. Entre los resultados destacan un mayor compromiso y empatía por el contenido y la ciencia geográfica.Universidade Federal do Ceará2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/81410.26895/geosaberes.v10i22.814Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 802178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814/782Copyright (c) 2019 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Matheus José dos SantosSantos, Cristiano Aprígio dos2019-10-17T12:17:47Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/814Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-10-17T12:17:47Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia Virtual reality in the classroom: geography teaching practice Realidad virtual en el aula: práctica de enseñanza de geografía |
title |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia |
spellingShingle |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia Trindade, Matheus José dos Santos |
title_short |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia |
title_full |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia |
title_fullStr |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia |
title_sort |
Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia |
author |
Trindade, Matheus José dos Santos |
author_facet |
Trindade, Matheus José dos Santos Santos, Cristiano Aprígio dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiano Aprígio dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Matheus José dos Santos Santos, Cristiano Aprígio dos |
description |
A sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814 10.26895/geosaberes.v10i22.814 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v10i22.814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814/782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80 Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80 Geosaberes; Vol 10 No 22 (2019): Sept - Dec; 72 - 80 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643128848384 |