O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13 |
Resumo: | Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP), conjuntamente com as atividades de estágios realizadas durante a disciplina Prática de Ensino em Geografia – Estágio Supervisionado. Os estágios visaram desenvolver e aplicar uma proposta de Ensino de Geografia junto a educandos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das categorias paisagem, território e espaço geográfico, tendo por base inicial a interpretação destes conceitos por Milton Santos e, complementar a isso, as formas de abordagens propostas nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs). O objetivo foi demonstrar como a prática docente e as atividades de pesquisa podem indicar um movimento de superação de alguns conceitos a partir do debate com os educandos. |
id |
UFC-8_13266d6290caaab11d292133a7528d0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/13 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficosGeografia; Educação; EpistemologiaGeografia; ensino; linguagem; conceitos; sala de aulaEste artigo é fruto de trabalho desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP), conjuntamente com as atividades de estágios realizadas durante a disciplina Prática de Ensino em Geografia – Estágio Supervisionado. Os estágios visaram desenvolver e aplicar uma proposta de Ensino de Geografia junto a educandos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das categorias paisagem, território e espaço geográfico, tendo por base inicial a interpretação destes conceitos por Milton Santos e, complementar a isso, as formas de abordagens propostas nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs). O objetivo foi demonstrar como a prática docente e as atividades de pesquisa podem indicar um movimento de superação de alguns conceitos a partir do debate com os educandos.Universidade Federal do Cearánão houveFERRAZ, Cláudio Benito O.MONTAGNOLI, Rafael LorenciniBERNARDES, Antônio2011-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 82-106Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 82-106Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 82-1062178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13/63info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/13Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
title |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
spellingShingle |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos FERRAZ, Cláudio Benito O. Geografia; Educação; Epistemologia Geografia; ensino; linguagem; conceitos; sala de aula |
title_short |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
title_full |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
title_fullStr |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
title_sort |
O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos |
author |
FERRAZ, Cláudio Benito O. |
author_facet |
FERRAZ, Cláudio Benito O. MONTAGNOLI, Rafael Lorencini BERNARDES, Antônio |
author_role |
author |
author2 |
MONTAGNOLI, Rafael Lorencini BERNARDES, Antônio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERRAZ, Cláudio Benito O. MONTAGNOLI, Rafael Lorencini BERNARDES, Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Epistemologia Geografia; ensino; linguagem; conceitos; sala de aula |
topic |
Geografia; Educação; Epistemologia Geografia; ensino; linguagem; conceitos; sala de aula |
description |
Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP), conjuntamente com as atividades de estágios realizadas durante a disciplina Prática de Ensino em Geografia – Estágio Supervisionado. Os estágios visaram desenvolver e aplicar uma proposta de Ensino de Geografia junto a educandos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das categorias paisagem, território e espaço geográfico, tendo por base inicial a interpretação destes conceitos por Milton Santos e, complementar a isso, as formas de abordagens propostas nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs). O objetivo foi demonstrar como a prática docente e as atividades de pesquisa podem indicar um movimento de superação de alguns conceitos a partir do debate com os educandos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 82-106 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 82-106 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 82-106 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643654184960 |