A observação como prática pedagógica no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nubelia Moreira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: ARAGÃO, Raimundo Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174
Resumo: Este artigo discute a importância da observação como prática pedagógica no ensino de Geografia, visto que o ato de observar constitui ação fundamental para análise e compreensão das relações que os sujeitos sociais estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Para tanto, recorre-se a levantamento bibliográfico, a fim de embasar a importância da observação na análise e na compreensão das relações socioespaciais. Tomando como referencial empírico as práticas cotidianas de sala de aula em turmas do Ensino Fundamental I, defende-se que a observação é um poderoso instrumento metodológico para ensinar/aprender Geografia, validando a ideia de que o ato de olhar também revela o que está além do visível. 
id UFC-8_850c7858ed2b2b25f76a51a14d95ee15
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/174
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A observação como prática pedagógica no ensino de geografiaGeografia; EducaçãoEnsino de Geografia; Metodologia; Observação.Este artigo discute a importância da observação como prática pedagógica no ensino de Geografia, visto que o ato de observar constitui ação fundamental para análise e compreensão das relações que os sujeitos sociais estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Para tanto, recorre-se a levantamento bibliográfico, a fim de embasar a importância da observação na análise e na compreensão das relações socioespaciais. Tomando como referencial empírico as práticas cotidianas de sala de aula em turmas do Ensino Fundamental I, defende-se que a observação é um poderoso instrumento metodológico para ensinar/aprender Geografia, validando a ideia de que o ato de olhar também revela o que está além do visível. Universidade Federal do Ceará2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 50-59Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 50-59Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 50-592178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174/119SILVA, Nubelia Moreira daARAGÃO, Raimundo Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:38Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/174Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:38Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
title A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
spellingShingle A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
SILVA, Nubelia Moreira da
Geografia; Educação
Ensino de Geografia; Metodologia; Observação.
title_short A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
title_full A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
title_fullStr A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
title_full_unstemmed A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
title_sort A observação como prática pedagógica no ensino de geografia
author SILVA, Nubelia Moreira da
author_facet SILVA, Nubelia Moreira da
ARAGÃO, Raimundo Freitas
author_role author
author2 ARAGÃO, Raimundo Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Nubelia Moreira da
ARAGÃO, Raimundo Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação
Ensino de Geografia; Metodologia; Observação.
topic Geografia; Educação
Ensino de Geografia; Metodologia; Observação.
description Este artigo discute a importância da observação como prática pedagógica no ensino de Geografia, visto que o ato de observar constitui ação fundamental para análise e compreensão das relações que os sujeitos sociais estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Para tanto, recorre-se a levantamento bibliográfico, a fim de embasar a importância da observação na análise e na compreensão das relações socioespaciais. Tomando como referencial empírico as práticas cotidianas de sala de aula em turmas do Ensino Fundamental I, defende-se que a observação é um poderoso instrumento metodológico para ensinar/aprender Geografia, validando a ideia de que o ato de olhar também revela o que está além do visível. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174/119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 50-59
Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 50-59
Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 50-59
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643191762944