COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Giovana Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Campos, Margarida de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283
Resumo: Neste artigo, busca-se compreender como professores/as de diversas áreas do conhecimento entendem a política de cotas raciais e sua importância para o ingresso da população negra nas universidades. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com obras que se debruçam sobre a temática do racismo e cotas raciais. Após esse momento, foi organizado um questionário direcionado aos/às docentes, seguido de sistematização dos dados em gráficos e quadros. A pesquisa é do tipo quanti-qualitativa, com enfoque na análise dos resultados. Conclui-se que todos/as os/as professores/as que se prontificaram a participar do estudo se posicionam favoráveis às cotas raciais e possuem uma percepção crítica e reflexiva acerca disso, mesmo que alguns/mas docentes não se sintam estimulados/as em abordar o assunto em sala de aula.
id UFC-8_9ae2c419679dbde66ff68083e6eaa7ce
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1283
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR RACIAL QUOTAS AND DEMOCRATIZATION OF HIGHER EDUCATION CUOTAS RACIALES Y DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIORNeste artigo, busca-se compreender como professores/as de diversas áreas do conhecimento entendem a política de cotas raciais e sua importância para o ingresso da população negra nas universidades. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com obras que se debruçam sobre a temática do racismo e cotas raciais. Após esse momento, foi organizado um questionário direcionado aos/às docentes, seguido de sistematização dos dados em gráficos e quadros. A pesquisa é do tipo quanti-qualitativa, com enfoque na análise dos resultados. Conclui-se que todos/as os/as professores/as que se prontificaram a participar do estudo se posicionam favoráveis às cotas raciais e possuem uma percepção crítica e reflexiva acerca disso, mesmo que alguns/mas docentes não se sintam estimulados/as em abordar o assunto em sala de aula.This article seeks to understand how teachers from various areas of knowledge understand the policy of racial quotas and how important it is for the entry of the black population in universities. To this end, a bibliographic analysis was carried out with works that address the issue of racism and racial quotas. After this moment, a questionnaire was organized for the teachers, followed by the systematization of the data in graphs and charts. The research is of the quanti-qualitative type, focusing on the analysis of the results. We conclude that all the teachers who volunteered to participate in the study are in favor of racial quotas and have a critical and reflective perception about it, even though some teachers do not feel encouraged to address the issue in the classroom.En este artículo buscamos compreender como professores de diferentes áreas del conocimiento entienden la política de cuotas raciales y su importancia para el ingresso de la población negra a las universidades. Para ello se realizo un análisis bibliográfico com obras que enfocan el tema del racismo y las cuotas raciales. Luego de esse momento, se organizo um cuestionario dirigid a los professores, seguido de la sistematización de los datos em gráfico y tablas. La investigación es de tipo cuantitativo-cualitativo, centrándose em el análisis de resultados. Se concluye que todos los docentes que se ofrecieron como voluntários para participar em el estudio están a favor de las cuota raciales y tienen uma percepción crítica y reflexiva al respecto, aunque algunos docentes no se sienten motivados a tratar este tema em el aula.Universidade Federal do Ceará2024-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/128310.26895/geosaberes.v15i0.1283Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 762178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283/915Copyright (c) 2024 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Giovana SilvaCampos, Margarida de Cássia2024-03-25T17:44:01Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1283Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2024-03-25T17:44:01Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
RACIAL QUOTAS AND DEMOCRATIZATION OF HIGHER EDUCATION
CUOTAS RACIALES Y DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
title COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Rocha, Giovana Silva
title_short COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_full COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_sort COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
author Rocha, Giovana Silva
author_facet Rocha, Giovana Silva
Campos, Margarida de Cássia
author_role author
author2 Campos, Margarida de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Giovana Silva
Campos, Margarida de Cássia
description Neste artigo, busca-se compreender como professores/as de diversas áreas do conhecimento entendem a política de cotas raciais e sua importância para o ingresso da população negra nas universidades. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com obras que se debruçam sobre a temática do racismo e cotas raciais. Após esse momento, foi organizado um questionário direcionado aos/às docentes, seguido de sistematização dos dados em gráficos e quadros. A pesquisa é do tipo quanti-qualitativa, com enfoque na análise dos resultados. Conclui-se que todos/as os/as professores/as que se prontificaram a participar do estudo se posicionam favoráveis às cotas raciais e possuem uma percepção crítica e reflexiva acerca disso, mesmo que alguns/mas docentes não se sintam estimulados/as em abordar o assunto em sala de aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283
10.26895/geosaberes.v15i0.1283
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v15i0.1283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283/915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76
Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76
Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642193518592