COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se compreender como professores/as de diversas áreas do conhecimento entendem a política de cotas raciais e sua importância para o ingresso da população negra nas universidades. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com obras que se debruçam sobre a temática do racismo e cotas raciais. Após esse momento, foi organizado um questionário direcionado aos/às docentes, seguido de sistematização dos dados em gráficos e quadros. A pesquisa é do tipo quanti-qualitativa, com enfoque na análise dos resultados. Conclui-se que todos/as os/as professores/as que se prontificaram a participar do estudo se posicionam favoráveis às cotas raciais e possuem uma percepção crítica e reflexiva acerca disso, mesmo que alguns/mas docentes não se sintam estimulados/as em abordar o assunto em sala de aula. |
id |
UFC-8_9ae2c419679dbde66ff68083e6eaa7ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1283 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR RACIAL QUOTAS AND DEMOCRATIZATION OF HIGHER EDUCATION CUOTAS RACIALES Y DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIORNeste artigo, busca-se compreender como professores/as de diversas áreas do conhecimento entendem a política de cotas raciais e sua importância para o ingresso da população negra nas universidades. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com obras que se debruçam sobre a temática do racismo e cotas raciais. Após esse momento, foi organizado um questionário direcionado aos/às docentes, seguido de sistematização dos dados em gráficos e quadros. A pesquisa é do tipo quanti-qualitativa, com enfoque na análise dos resultados. Conclui-se que todos/as os/as professores/as que se prontificaram a participar do estudo se posicionam favoráveis às cotas raciais e possuem uma percepção crítica e reflexiva acerca disso, mesmo que alguns/mas docentes não se sintam estimulados/as em abordar o assunto em sala de aula.This article seeks to understand how teachers from various areas of knowledge understand the policy of racial quotas and how important it is for the entry of the black population in universities. To this end, a bibliographic analysis was carried out with works that address the issue of racism and racial quotas. After this moment, a questionnaire was organized for the teachers, followed by the systematization of the data in graphs and charts. The research is of the quanti-qualitative type, focusing on the analysis of the results. We conclude that all the teachers who volunteered to participate in the study are in favor of racial quotas and have a critical and reflective perception about it, even though some teachers do not feel encouraged to address the issue in the classroom.En este artículo buscamos compreender como professores de diferentes áreas del conocimiento entienden la política de cuotas raciales y su importancia para el ingresso de la población negra a las universidades. Para ello se realizo un análisis bibliográfico com obras que enfocan el tema del racismo y las cuotas raciales. Luego de esse momento, se organizo um cuestionario dirigid a los professores, seguido de la sistematización de los datos em gráfico y tablas. La investigación es de tipo cuantitativo-cualitativo, centrándose em el análisis de resultados. Se concluye que todos los docentes que se ofrecieron como voluntários para participar em el estudio están a favor de las cuota raciales y tienen uma percepción crítica y reflexiva al respecto, aunque algunos docentes no se sienten motivados a tratar este tema em el aula.Universidade Federal do Ceará2024-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/128310.26895/geosaberes.v15i0.1283Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 762178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283/915Copyright (c) 2024 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Giovana SilvaCampos, Margarida de Cássia2024-03-25T17:44:01Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1283Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2024-03-25T17:44:01Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR RACIAL QUOTAS AND DEMOCRATIZATION OF HIGHER EDUCATION CUOTAS RACIALES Y DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
title |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Rocha, Giovana Silva |
title_short |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
COTAS RACIAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
author |
Rocha, Giovana Silva |
author_facet |
Rocha, Giovana Silva Campos, Margarida de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Margarida de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Giovana Silva Campos, Margarida de Cássia |
description |
Neste artigo, busca-se compreender como professores/as de diversas áreas do conhecimento entendem a política de cotas raciais e sua importância para o ingresso da população negra nas universidades. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica com obras que se debruçam sobre a temática do racismo e cotas raciais. Após esse momento, foi organizado um questionário direcionado aos/às docentes, seguido de sistematização dos dados em gráficos e quadros. A pesquisa é do tipo quanti-qualitativa, com enfoque na análise dos resultados. Conclui-se que todos/as os/as professores/as que se prontificaram a participar do estudo se posicionam favoráveis às cotas raciais e possuem uma percepção crítica e reflexiva acerca disso, mesmo que alguns/mas docentes não se sintam estimulados/as em abordar o assunto em sala de aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283 10.26895/geosaberes.v15i0.1283 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v15i0.1283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1283/915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76 Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76 Geosaberes; Vol 15 (2024); 61 - 76 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642193518592 |