A problemática da prática pedagógica dos professores de história que lecionam geografia: notas para um debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/232
Resumo: Atualmente ainda se tem observado em várias escolas do país a atuação de licenciados em história em outras áreas atuando no ensino de geografia. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os principais problemas em relação a esta pratica, no intuito de compreender suas implicações tanto para a aprendizagem dos alunos, quanto para o cumprimento dos objetivos propostos para o ensino de geografia. Diante disso, pode se concluir que esta prática implica negativamente na aprendizagem dos alunos, tendo em vista que a formação universitária dos licenciados em história não os qualifica para trabalhar com a abordagem geográfica do fenomênico, uma vez que a estes falta o domínio de determinados conteúdos, principalmente aqueles ligados aos aspectos físicos da geografia, tendendo a uma abordagem historicista da realidade estudada, o que dificulta a compreensão dos processos de construção dos arranjos espaciais, assim como das espacialidades dos fenômenos que caracterizam a abordagem geográfica.
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