A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia. A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente. |
id |
UFC-8_81b36d163b536f1446c954658adf3ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/215 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia A ORIENTAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAGeografia; Educação; Ensino de GeografiaEnsino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de GeografiaEnsino; Formação de Professores; Aprendizagem DocenteEste artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia. A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente. Universidade Federal do Ceará2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-862178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215/184SANTOS, Francisco Kennedy Silva dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/215Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia A ORIENTAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia |
spellingShingle |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos Geografia; Educação; Ensino de Geografia Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente |
title_short |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia |
title_full |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia |
title_fullStr |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia |
title_full_unstemmed |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia |
title_sort |
A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia |
author |
SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos |
author_facet |
SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente |
topic |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente |
description |
Este artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia. A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 79-86 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643634262016 |