Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Gabriel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Brito, Gleicon Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/326
Resumo: Em qualquer sociedade é necessário um professor atuante e que faça a diferença, um dos elementos para este profissional é a própria vivência com o contexto escolar, principalmente em sala de aula. Este trabalho procura elucidar a experiência de estágio da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa no ano de 2014, com todas suas etapas as quais são constituídas pelo; Projeto Luzes que é o primeiro contato com a comunidade escolar e o trabalho em sala é desenvolvido com alguns colegas acadêmicos, ou seja, atuação em grupo; a Observação que é o fator primordial para o entendimento das turmas onde será desenvolvido a atuação é promovida no 6°, 7°, 8° e 9° ano com duas aulas em cada turma, totalizando 8 aulas observadas e a Regência é realizada nas mesmas séries que foram observadas com três aulas em cada uma, totalizando 12 aulas regidas e a mesma consolida a junção de teoria e prática, contundo o resultado da formação docente. O estágio é uma experiência sem igual, encarando os desafios da educação e construindo uma identidade docente e pessoal de acordo com as relações ligadas em todo o processo de estágio, com os professores já atuantes, coordernadores e alunos.
id UFC-8_a5ec675ddb5082f070b848c8e57ee5d5
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/326
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciadaEnsino de GeografiaVivências. Práxis. Experiências. Regência. Observação.Em qualquer sociedade é necessário um professor atuante e que faça a diferença, um dos elementos para este profissional é a própria vivência com o contexto escolar, principalmente em sala de aula. Este trabalho procura elucidar a experiência de estágio da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa no ano de 2014, com todas suas etapas as quais são constituídas pelo; Projeto Luzes que é o primeiro contato com a comunidade escolar e o trabalho em sala é desenvolvido com alguns colegas acadêmicos, ou seja, atuação em grupo; a Observação que é o fator primordial para o entendimento das turmas onde será desenvolvido a atuação é promovida no 6°, 7°, 8° e 9° ano com duas aulas em cada turma, totalizando 8 aulas observadas e a Regência é realizada nas mesmas séries que foram observadas com três aulas em cada uma, totalizando 12 aulas regidas e a mesma consolida a junção de teoria e prática, contundo o resultado da formação docente. O estágio é uma experiência sem igual, encarando os desafios da educação e construindo uma identidade docente e pessoal de acordo com as relações ligadas em todo o processo de estágio, com os professores já atuantes, coordernadores e alunos.Universidade Federal do Ceará2016-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/32610.26895/geosaberes.v7i13.326Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 77 - 87Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 77 - 87Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 77 - 872178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/326/541Gomes, João Gabrielde Brito, Gleicon Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T13:16:02Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/326Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-11T13:16:02Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
title Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
spellingShingle Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
Gomes, João Gabriel
Ensino de Geografia
Vivências. Práxis. Experiências. Regência. Observação.
title_short Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
title_full Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
title_fullStr Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
title_sort Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada
author Gomes, João Gabriel
author_facet Gomes, João Gabriel
de Brito, Gleicon Queiroz
author_role author
author2 de Brito, Gleicon Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Gabriel
de Brito, Gleicon Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Vivências. Práxis. Experiências. Regência. Observação.
topic Ensino de Geografia
Vivências. Práxis. Experiências. Regência. Observação.
description Em qualquer sociedade é necessário um professor atuante e que faça a diferença, um dos elementos para este profissional é a própria vivência com o contexto escolar, principalmente em sala de aula. Este trabalho procura elucidar a experiência de estágio da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa no ano de 2014, com todas suas etapas as quais são constituídas pelo; Projeto Luzes que é o primeiro contato com a comunidade escolar e o trabalho em sala é desenvolvido com alguns colegas acadêmicos, ou seja, atuação em grupo; a Observação que é o fator primordial para o entendimento das turmas onde será desenvolvido a atuação é promovida no 6°, 7°, 8° e 9° ano com duas aulas em cada turma, totalizando 8 aulas observadas e a Regência é realizada nas mesmas séries que foram observadas com três aulas em cada uma, totalizando 12 aulas regidas e a mesma consolida a junção de teoria e prática, contundo o resultado da formação docente. O estágio é uma experiência sem igual, encarando os desafios da educação e construindo uma identidade docente e pessoal de acordo com as relações ligadas em todo o processo de estágio, com os professores já atuantes, coordernadores e alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/326
10.26895/geosaberes.v7i13.326
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/326
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v7i13.326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/326/541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 77 - 87
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 77 - 87
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 77 - 87
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642800644096