Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o recurso didático conhecido como informática, apresentando sua definição e origem na educação nacional. Do mesmo modo, objetiva-se também mostrar o que não pode ser feito com este recurso, como ainda as possíveis formas de utilização deste no processo educativo, utilizando para isto dois exemplos: o primeiro é um jogo criado pelos próprios autores; e no segundo é utilizado um processador de texto. Para tanto, primeiramente realizou- se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia, os autores escolheram um tema e ano escolar fictício para exemplificar uma possível metodologia de aula. Posteriormente, foi criado um jogo com o software RPG Maker, e uma metodologia utilizando um processador de texto, ambos para servirem de exemplos. Logo depois, o texto foi redigido. Como resultados preliminares, pode-se auferir que os jogos didáticos podem ser utilizados eficazmente como recurso didático na sala de aula. |
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Este trabalho tem por objetivo apresentar o recurso didático conhecido como informática, apresentando sua definição e origem na educação nacional. Do mesmo modo, objetiva-se também mostrar o que não pode ser feito com este recurso, como ainda as possíveis formas de utilização deste no processo educativo, utilizando para isto dois exemplos: o primeiro é um jogo criado pelos próprios autores; e no segundo é utilizado um processador de texto. Para tanto, primeiramente realizou- se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia, os autores escolheram um tema e ano escolar fictício para exemplificar uma possível metodologia de aula. Posteriormente, foi criado um jogo com o software RPG Maker, e uma metodologia utilizando um processador de texto, ambos para servirem de exemplos. Logo depois, o texto foi redigido. Como resultados preliminares, pode-se auferir que os jogos didáticos podem ser utilizados eficazmente como recurso didático na sala de aula. |
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