Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo Sartini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: FRANCO, Mariane Maria Moraes Vilele, MOURA, Gerusa Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o recurso didático conhecido como informática, apresentando sua definição e origem na educação nacional. Do mesmo modo, objetiva-se também mostrar o que não pode ser feito com este recurso, como ainda as possíveis formas de utilização deste no processo educativo, utilizando para isto dois exemplos: o primeiro é um jogo criado pelos próprios autores; e no segundo é utilizado um processador de texto. Para tanto, primeiramente realizou- se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia, os autores escolheram um tema e ano escolar fictício para exemplificar uma possível metodologia de aula. Posteriormente, foi criado um jogo com o software RPG Maker, e uma metodologia utilizando um processador de texto, ambos para servirem de exemplos. Logo depois, o texto foi redigido. Como resultados preliminares, pode-se auferir que os jogos didáticos podem ser utilizados eficazmente como recurso didático na sala de aula.
id UFC-8_c075b0cf9c2c3e5f9f2ad7cbf17bc418
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/236
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilizaçãoGeografia; Educação; InformáticaInformática; Recurso didático; Jogos; GeografiaEste trabalho tem por objetivo apresentar o recurso didático conhecido como informática, apresentando sua definição e origem na educação nacional. Do mesmo modo, objetiva-se também mostrar o que não pode ser feito com este recurso, como ainda as possíveis formas de utilização deste no processo educativo, utilizando para isto dois exemplos: o primeiro é um jogo criado pelos próprios autores; e no segundo é utilizado um processador de texto. Para tanto, primeiramente realizou- se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia, os autores escolheram um tema e ano escolar fictício para exemplificar uma possível metodologia de aula. Posteriormente, foi criado um jogo com o software RPG Maker, e uma metodologia utilizando um processador de texto, ambos para servirem de exemplos. Logo depois, o texto foi redigido. Como resultados preliminares, pode-se auferir que os jogos didáticos podem ser utilizados eficazmente como recurso didático na sala de aula.Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 26-38Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 26-38Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 26-382178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236/198DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo SartiniFRANCO, Mariane Maria Moraes VileleMOURA, Gerusa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/236Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
title Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
spellingShingle Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo Sartini
Geografia; Educação; Informática
Informática; Recurso didático; Jogos; Geografia
title_short Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
title_full Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
title_fullStr Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
title_full_unstemmed Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
title_sort Informática na educação: ensaio teórico e formas de utilização
author DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo Sartini
author_facet DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo Sartini
FRANCO, Mariane Maria Moraes Vilele
MOURA, Gerusa Gonçalves
author_role author
author2 FRANCO, Mariane Maria Moraes Vilele
MOURA, Gerusa Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUTRA JÚNIOR, Nelio Paulo Sartini
FRANCO, Mariane Maria Moraes Vilele
MOURA, Gerusa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Informática
Informática; Recurso didático; Jogos; Geografia
topic Geografia; Educação; Informática
Informática; Recurso didático; Jogos; Geografia
description Este trabalho tem por objetivo apresentar o recurso didático conhecido como informática, apresentando sua definição e origem na educação nacional. Do mesmo modo, objetiva-se também mostrar o que não pode ser feito com este recurso, como ainda as possíveis formas de utilização deste no processo educativo, utilizando para isto dois exemplos: o primeiro é um jogo criado pelos próprios autores; e no segundo é utilizado um processador de texto. Para tanto, primeiramente realizou- se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Em seguida, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia, os autores escolheram um tema e ano escolar fictício para exemplificar uma possível metodologia de aula. Posteriormente, foi criado um jogo com o software RPG Maker, e uma metodologia utilizando um processador de texto, ambos para servirem de exemplos. Logo depois, o texto foi redigido. Como resultados preliminares, pode-se auferir que os jogos didáticos podem ser utilizados eficazmente como recurso didático na sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/236/198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 26-38
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 26-38
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 26-38
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643642650624