Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Thiago da Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Campos, Augusto Antonio Carvalho, Celeri, Marcio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/699
Resumo: O presente artigo apresenta o resultado de uma proposta metodológica para trabalhar a categoria paisagem nas aulas de Geografia para alunos com deficiência visual. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: entrevista com um profissional do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN), diálogo com um aluno cego; discussão e elaboração da metodologia e por fim aplicação da intervenção pedagógica focada na ferramenta aula de campo, com discussão teórica em autores como Sassaki (2003), Sena e Carmo (2005), Santos e Chiapetti (2014), entre outros. Como resultado se tem a prática metodológica que proporciona experiências no espaço geográfico, discutindo as características da paisagem na percepção do aluno cego, além da reflexão sobre a inclusão desses estudantes nas aulas de geografia.
id UFC-8_cf2d0307e64257b0e4e82510db89b473
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/699
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional Landscape approach for students with visual deficiency: pathways for a curriculum that goes beyond traditional geographyO presente artigo apresenta o resultado de uma proposta metodológica para trabalhar a categoria paisagem nas aulas de Geografia para alunos com deficiência visual. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: entrevista com um profissional do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN), diálogo com um aluno cego; discussão e elaboração da metodologia e por fim aplicação da intervenção pedagógica focada na ferramenta aula de campo, com discussão teórica em autores como Sassaki (2003), Sena e Carmo (2005), Santos e Chiapetti (2014), entre outros. Como resultado se tem a prática metodológica que proporciona experiências no espaço geográfico, discutindo as características da paisagem na percepção do aluno cego, além da reflexão sobre a inclusão desses estudantes nas aulas de geografia.The present article presents the result of a methodological proposal to work the landscape category in Geography classes for students with visual impairment. The research was carried out in four stages: interview with a professional of the Nucleus of Assistance to People with Special Educational Needs (NAPNEE) of the University College of the Federal University of Maranhão (COLUN), dialogue with a blind student; (SASSAKI, 2003), Sena and Carmo (2005), Santos and Chiapetti (2014), among others. In this paper we present a discussion of the methodology and finally the application of the pedagogical intervention focused on the field teaching tool. As a result, there is the methodological practice that provides experiences in the geographic space, discussing the characteristics of the landscape in the perception of the blind student, besides the reflection on the inclusion of these students in the geography classes.Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/69910.26895/geosaberes.v10i20.699Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/699/704Copyright (c) 2019 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Thiago da RochaCampos, Augusto Antonio CarvalhoCeleri, Marcio José2019-05-01T13:01:18Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/699Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:18Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
Landscape approach for students with visual deficiency: pathways for a curriculum that goes beyond traditional geography
title Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
spellingShingle Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
Vasconcelos, Thiago da Rocha
title_short Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
title_full Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
title_fullStr Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
title_full_unstemmed Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
title_sort Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
author Vasconcelos, Thiago da Rocha
author_facet Vasconcelos, Thiago da Rocha
Campos, Augusto Antonio Carvalho
Celeri, Marcio José
author_role author
author2 Campos, Augusto Antonio Carvalho
Celeri, Marcio José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Thiago da Rocha
Campos, Augusto Antonio Carvalho
Celeri, Marcio José
description O presente artigo apresenta o resultado de uma proposta metodológica para trabalhar a categoria paisagem nas aulas de Geografia para alunos com deficiência visual. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: entrevista com um profissional do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN), diálogo com um aluno cego; discussão e elaboração da metodologia e por fim aplicação da intervenção pedagógica focada na ferramenta aula de campo, com discussão teórica em autores como Sassaki (2003), Sena e Carmo (2005), Santos e Chiapetti (2014), entre outros. Como resultado se tem a prática metodológica que proporciona experiências no espaço geográfico, discutindo as características da paisagem na percepção do aluno cego, além da reflexão sobre a inclusão desses estudantes nas aulas de geografia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/699
10.26895/geosaberes.v10i20.699
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/699
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v10i20.699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/699/704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 12
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643703468032