O Processo de elaboração de conceitos geográficos em alunos com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107385 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013 |
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O Processo de elaboração de conceitos geográficos em alunos com deficiência visualGeografiaEstudo e ensinoPsicologia educacionalPsicologia da aprendizagemPensamento criativodeficientes visuaisEducação inclusivaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013Esta pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de investigar a ocorrência da construção do conhecimento geográfico mediado semioticamente no processo de elaboração conceitual por alunos com deficiência visual congênita. Para tanto, a pesquisa delineou quatro objetivos específicos: identificar de que forma a tensão entre conhecimentos cotidianos trazidos pelos alunos, com os conceitos científicos introduzidos no processo de ensino e aprendizagem, podem contribuir para a elaboração dos conceitos; verificar como os alunos cegos compreendem e articulam os componentes sociais e naturais constituintes do espaço próximo no processo de elaboração conceitual; elaborar e adaptar os recursos didáticos (mapas e maquetes) para mediar a formação dos conceitos pelos alunos utilizando a metodologia LabTATE; avaliar os recursos, as atividades e o método utilizados durante as aulas como forma de verificar a eficácia e relevância para o processo. O referencial teórico principal foi pautado nos estudos de Vygostski sobre o processo de elaboração conceitual e sobre defectologia, em autores que investigam o processo de Inclusão escolar e nos estudos voltados ao ensino de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa obteve-se a colaboração de estudantes cegos congênitos com idade de 12 a 23 anos que frequentavam a Associação Catarinense para Integração do cego (ACIC), formando o grupo que participou de seis aulas realizadas no período de um ano, do segundo semestre de 2010 ao final do primeiro semestre de 2011. As aulas foram ministradas pela pesquisadora, que se utilizou de mapas e outros materiais didáticos táteis como apoio às atividades pedagógicas desenvolvidas. O método de investigação baseou-se nos pressupostos da teoria histórico cultural de Vygotski e foram analisados sob o enfoque da análise microgenética dos episódios interativos, selecionados a partir dos registros em vídeo feitos durante as aulas. Os resultados obtidos na investigação confirmaram a importância do resgate das experiências e dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, em especial no ensino de Geografia para deficientes visuais, que precisam partir das experiências concretas para compreender as informações e os conceitos de ordem abstrata. As intervenções realizadas durante o processo de pesquisa ratificaram a tese que as limitações vivenciadas pelo aluno cego, quanto à ausência da visão, podem ser superadas na interação do indivíduo com o meio social, baseados no domínio da ferramenta simbólica da linguagem e com a utilização de recursos materiais e técnicos adequados. Nesse processo, verificou-se também que o aluno cego possui condições para se desenvolver plenamente, apenas o caminho e as formas de conduzir o processo precisam ser pensados de outra forma, ou seja, sob uma perspectiva não visual. As respostas apontaram o caminho para o delineamento do resultado final desta pesquisa.<br>Abstract : This research was developed to investigate the occurrence of the construction of geographical knowledge semiotically mediated during the process of conceptual elaboration by students with congenital blindness. Therefore, the research outlined four specific objectives: to identify how the tension between everyday knowledge brought by the students with the scientific concepts introduced in the process of teaching and learning, can contribute to the development of concepts; to check how blind students understand and articulate the components of the social and natural constituents of the space near the process of conceptual elaboration; to develop and adapt teaching resources (maps and models) in order to mediate the formation of concepts by students using the methodology LabTATE; to evaluate the resources, activities and method used during classes as a way to verify the effectiveness and relevance to the process. The main theoretical framework was based on studies about the process of conceptual elaboration by Vygostski; studies on defectology by authors who investigate the process of school inclusion; and on studies related to the teaching of Geography. The research was conducted in collaboration with congenitally blind students aged 12 to 23 years who attended Santa Catarina Association for Blind Integration (ACIC). This group attended six classes held in one year, from the second semester of 2010 until the end of the first semester of 2011. The classes were taught by the researcher, who used maps and other tactile learning materials to support the educational activities developed during that period of time. The research method was based on the historical cultural theory by Vygotski, carried from the perspective of microgenetic analysis of interactive episodes, data selected from the video recordings made during lessons. The results obtained during the investigation confirmed the importance of rescuing experiences and students' previous knowledge during the process of teaching and learning, particularly in the teaching of geography for the visually impaired who need to start from concrete experiences in order to understand the information and concepts of abstract nature. The interventions during the search process ratified the thesis that the limitations experienced by blind student, about the lack of vision, pointing out that the limitations related to the lack of vision can be overcome in the individual's interaction with the social environment, based on the field of the symbolic tool of language and with the use of proper material and technical resources. During this process, it was also observed that the blind student has the necessary conditions to develop himself/herself, only the path and the forms of conducting this process need to be designed differently, that is, not under a visual perspective. The answers pointed the way for the design of the final outcome of this research.[S. l.]Nogueira, Ruth EmiliaUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio, Gabriela Alexandre2013-12-05T23:58:35Z2013-12-05T23:58:35Z2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 p.| il., tabs.application/pdf317570https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107385porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:17:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107385Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:17:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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