A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maristela Maria de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Callai, Helena Copetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/888
Resumo: Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia, percebemos que essa prática contribui com a educação geográfica, uma vez que permite que os conceitos sejam trabalhados de forma não fragmentada. Para a Literatura, a contribuição se dá por meio da relação entre a ficção e o mundo da vida. Assim, compreendemos que ambas as disciplinas, trabalhadas conjuntamente, permitem ao aluno estabelecer relações, refletir sobre elas e compreender o mundo em que vive.
id UFC-8_d09a559023f2e683273619c8ade31a43
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/888
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA GEOGRAPHICAL EDUCATION IN AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE: LITERATURE AND GEOGRAPHY LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICA EN UNA PERSPECTIVA DE INTERDICIPLINARIDAD: LITERATURA Y GEOGRAFÍAEste texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia, percebemos que essa prática contribui com a educação geográfica, uma vez que permite que os conceitos sejam trabalhados de forma não fragmentada. Para a Literatura, a contribuição se dá por meio da relação entre a ficção e o mundo da vida. Assim, compreendemos que ambas as disciplinas, trabalhadas conjuntamente, permitem ao aluno estabelecer relações, refletir sobre elas e compreender o mundo em que vive.This paper aims to discuss issues that involve classroom practices in an interdisciplinary perspective. This part from the literary work "The Continent I" written by Erico Verissimo alongside geographical concepts of space, territory, place and territorial identity. It intends to consider the articulation between Literature and Geography as contribution to the construction of knowledge and to the formation of students. Regarding Geography, it is remarkable that this practice contributes to geographic education since it allows the concepts to be developed in a non-fragmented way. Regarding Literature, the contribution is through the relation between fiction and the world of life. Concluding, it is understood that both disciplines worked together allow the student to establish relationships, reflections and understandings about the world they live in.Este texto tiene como objetivo discutir cuestiones que envuelven las prácticas en el aula, en una perspectiva interdisciplinar. Para eso, trabajamos con la obra “O Continente I” de Erico Verissimo y los conceptos geográficos de espacio, territorio, lugar e identidad territorial, de manera que al considerar esa articulación entre Literatura y Geografía contribuye en la construcción del conocimiento por parte del alumno y, por tanto, en su formación. En lo que se refiere a la Geografía, percibimos que esa práctica contribuye con la educación geográfica, siempre que permite que los conceptos sean trabajados de forma no fragmentada. Para la Literatura, la contribución se da por medio de la relación entre a ficción y el mundo de la vida. Así, comprendemos que ambas disciplinas, trabajadas conjuntamente, permiten al alumno establecer relaciones, reflexionar sobre ellas y comprender el mundo en que vive.Universidade Federal do Ceará2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/88810.26895/geosaberes.v11i0.888Geosaberes; Vol 11 (2020): Vol 11 (2020); 318 - 333Geosaberes; Vol 11 (2020): Vol 11 (2020); 318 - 333Geosaberes; Vol 11 (2020): Vol 11 (2020); 318 - 3332178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/888/819Copyright (c) 2020 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Maristela Maria deCallai, Helena Copetti2020-05-15T10:55:15Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/888Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-05-15T10:55:15Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
GEOGRAPHICAL EDUCATION IN AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE: LITERATURE AND GEOGRAPHY
LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICA EN UNA PERSPECTIVA DE INTERDICIPLINARIDAD: LITERATURA Y GEOGRAFÍA
title A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
spellingShingle A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
Moraes, Maristela Maria de
title_short A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
title_full A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
title_fullStr A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
title_sort A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
author Moraes, Maristela Maria de
author_facet Moraes, Maristela Maria de
Callai, Helena Copetti
author_role author
author2 Callai, Helena Copetti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maristela Maria de
Callai, Helena Copetti
description Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia, percebemos que essa prática contribui com a educação geográfica, uma vez que permite que os conceitos sejam trabalhados de forma não fragmentada. Para a Literatura, a contribuição se dá por meio da relação entre a ficção e o mundo da vida. Assim, compreendemos que ambas as disciplinas, trabalhadas conjuntamente, permitem ao aluno estabelecer relações, refletir sobre elas e compreender o mundo em que vive.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/888
10.26895/geosaberes.v11i0.888
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/888
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v11i0.888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/888/819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 11 (2020): Vol 11 (2020); 318 - 333
Geosaberes; Vol 11 (2020): Vol 11 (2020); 318 - 333
Geosaberes; Vol 11 (2020): Vol 11 (2020); 318 - 333
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643553521664