O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brooks, Clare
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Qian, Gong, Salinas-Silva, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173
Resumo: Nos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica.
id CP2-1_18c1ff8c7cf838961d0c040a06d7b5be
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2173
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação GeográficaInternacionalCurrículoUGI-CEGColaboraçãoPesquisa.Ensino de GeografiaNos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 7-192358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173/1456Brooks, ClareQian, GongSalinas-Silva, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2173Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
title O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
spellingShingle O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
Brooks, Clare
Internacional
Currículo
UGI-CEG
Colaboração
Pesquisa.
Ensino de Geografia
title_short O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
title_full O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
title_fullStr O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
title_full_unstemmed O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
title_sort O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
author Brooks, Clare
author_facet Brooks, Clare
Qian, Gong
Salinas-Silva, Victor
author_role author
author2 Qian, Gong
Salinas-Silva, Victor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brooks, Clare
Qian, Gong
Salinas-Silva, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Internacional
Currículo
UGI-CEG
Colaboração
Pesquisa.
Ensino de Geografia
topic Internacional
Currículo
UGI-CEG
Colaboração
Pesquisa.
Ensino de Geografia
description Nos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173/1456
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 7-19
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i7
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176995655680