O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173 |
Resumo: | Nos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica. |
id |
CP2-1_18c1ff8c7cf838961d0c040a06d7b5be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2173 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação GeográficaInternacionalCurrículoUGI-CEGColaboraçãoPesquisa.Ensino de GeografiaNos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 7-192358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173/1456Brooks, ClareQian, GongSalinas-Silva, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2173Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
title |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
spellingShingle |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica Brooks, Clare Internacional Currículo UGI-CEG Colaboração Pesquisa. Ensino de Geografia |
title_short |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
title_full |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
title_fullStr |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
title_full_unstemmed |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
title_sort |
O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica |
author |
Brooks, Clare |
author_facet |
Brooks, Clare Qian, Gong Salinas-Silva, Victor |
author_role |
author |
author2 |
Qian, Gong Salinas-Silva, Victor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brooks, Clare Qian, Gong Salinas-Silva, Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacional Currículo UGI-CEG Colaboração Pesquisa. Ensino de Geografia |
topic |
Internacional Currículo UGI-CEG Colaboração Pesquisa. Ensino de Geografia |
description |
Nos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2173/1456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 7-19 2358-4467 10.33025/grgcp2.v4i7 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176995655680 |