A geografia humanística como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Jecson Girão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51
Resumo: O presente artigo trás à tona perspectivas de aplicação da geografia humanista para o ensino da Geografia, bem como faz alusão aos seus mecanismos de relacionamento com outras disciplinas. Nesse sentido, vale mostrar algumas dos novos vieses da concepção humanista da Geografia. Assim, sublinha-se o sentimento e a emoção, lastreando-se no subjetivismo e na relação que os seres humanos têm com espaço vivido/vivenciado e percebido. Estas abordagens recebem tratamento enquanto conhecimento holístico e geográfico. Para tanto tem eminência as categorias que envolvem o cotidiano local, estas como fontes imprescindíveis, tanto para a epistemologia geográfica fenomênica como para o ensino da mesma.
id UFC-8_d523c4e826b58fd5bf4d67081b7eb839
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/51
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A geografia humanística como ferramenta de ensinoGeografia; EnsinoGeografia Humanista, fenomenologia, Subjetivismo, Ensino O presente artigo trás à tona perspectivas de aplicação da geografia humanista para o ensino da Geografia, bem como faz alusão aos seus mecanismos de relacionamento com outras disciplinas. Nesse sentido, vale mostrar algumas dos novos vieses da concepção humanista da Geografia. Assim, sublinha-se o sentimento e a emoção, lastreando-se no subjetivismo e na relação que os seres humanos têm com espaço vivido/vivenciado e percebido. Estas abordagens recebem tratamento enquanto conhecimento holístico e geográfico. Para tanto tem eminência as categorias que envolvem o cotidiano local, estas como fontes imprescindíveis, tanto para a epistemologia geográfica fenomênica como para o ensino da mesma.Universidade Federal do Ceará2011-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 26-38Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 26-38Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 26-382178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51/59LOPES, Jecson Girãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/51Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia humanística como ferramenta de ensino
title A geografia humanística como ferramenta de ensino
spellingShingle A geografia humanística como ferramenta de ensino
LOPES, Jecson Girão
Geografia; Ensino
Geografia Humanista, fenomenologia, Subjetivismo, Ensino
title_short A geografia humanística como ferramenta de ensino
title_full A geografia humanística como ferramenta de ensino
title_fullStr A geografia humanística como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed A geografia humanística como ferramenta de ensino
title_sort A geografia humanística como ferramenta de ensino
author LOPES, Jecson Girão
author_facet LOPES, Jecson Girão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Jecson Girão
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Ensino
Geografia Humanista, fenomenologia, Subjetivismo, Ensino
topic Geografia; Ensino
Geografia Humanista, fenomenologia, Subjetivismo, Ensino
description O presente artigo trás à tona perspectivas de aplicação da geografia humanista para o ensino da Geografia, bem como faz alusão aos seus mecanismos de relacionamento com outras disciplinas. Nesse sentido, vale mostrar algumas dos novos vieses da concepção humanista da Geografia. Assim, sublinha-se o sentimento e a emoção, lastreando-se no subjetivismo e na relação que os seres humanos têm com espaço vivido/vivenciado e percebido. Estas abordagens recebem tratamento enquanto conhecimento holístico e geográfico. Para tanto tem eminência as categorias que envolvem o cotidiano local, estas como fontes imprescindíveis, tanto para a epistemologia geográfica fenomênica como para o ensino da mesma.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51/59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 26-38
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 26-38
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 26-38
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643705565184