Caminos de la fiesta en patrimonio geoeducacional ¿Cómo educar sin enseñar geografía?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/195 |
Resumo: | O estudo metodológico sobre educação patrimonial, a partir dos santuários (naturais e festivos), é aqui apresentado na forma de um livro. O trabalho foi desenvolvido em Andaluzia, durante os anos de 2010 e 2011e reúne as reflexões desenvolvidas em um estágio de pós-doutorado, na Universidade de Sevilha, com apoio financeiro das agências CAPES (no Brasil) e Fundação Carolina (Espanha). Seu objetivo era interpretar a convivência de dois processos de valorização patrimonial, na província de Huelva: o Parque Nacional de Doñana e festa religiosa e peregrina da Virgem do Rocio. Os procedimentos utilizados envolveram: as contribuições da Geografia Humanista de Eric Dardel; a seleção documental e jornalística capaz de debater os problemas do desenvolvimento destes bens culturais em estudo e etnografia de vivência do parque no decorrer da grande festa espanhola. Os resultados permitem a compreensão de um modelo, que relaciona os processos de conservação, inovação e visitação, com apoio teórico dos campos imagéticos e dos vetores simbólicos. Concluiu-se que sua demonstração mais efetiva é a prática educativa do teatro vivo na Geografia: a Encenação. |
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Caminos de la fiesta en patrimonio geoeducacional ¿Cómo educar sin enseñar geografía?GeografiaSantuários, Patrimônio, Geografia, Encenação O estudo metodológico sobre educação patrimonial, a partir dos santuários (naturais e festivos), é aqui apresentado na forma de um livro. O trabalho foi desenvolvido em Andaluzia, durante os anos de 2010 e 2011e reúne as reflexões desenvolvidas em um estágio de pós-doutorado, na Universidade de Sevilha, com apoio financeiro das agências CAPES (no Brasil) e Fundação Carolina (Espanha). Seu objetivo era interpretar a convivência de dois processos de valorização patrimonial, na província de Huelva: o Parque Nacional de Doñana e festa religiosa e peregrina da Virgem do Rocio. Os procedimentos utilizados envolveram: as contribuições da Geografia Humanista de Eric Dardel; a seleção documental e jornalística capaz de debater os problemas do desenvolvimento destes bens culturais em estudo e etnografia de vivência do parque no decorrer da grande festa espanhola. Os resultados permitem a compreensão de um modelo, que relaciona os processos de conservação, inovação e visitação, com apoio teórico dos campos imagéticos e dos vetores simbólicos. Concluiu-se que sua demonstração mais efetiva é a prática educativa do teatro vivo na Geografia: a Encenação. Universidade Federal do CearáCAPES & Fundação CarolinaOLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/195Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 123-238Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 123-238Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 123-2382178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/195/127info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:38Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/195Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:38Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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O estudo metodológico sobre educação patrimonial, a partir dos santuários (naturais e festivos), é aqui apresentado na forma de um livro. O trabalho foi desenvolvido em Andaluzia, durante os anos de 2010 e 2011e reúne as reflexões desenvolvidas em um estágio de pós-doutorado, na Universidade de Sevilha, com apoio financeiro das agências CAPES (no Brasil) e Fundação Carolina (Espanha). Seu objetivo era interpretar a convivência de dois processos de valorização patrimonial, na província de Huelva: o Parque Nacional de Doñana e festa religiosa e peregrina da Virgem do Rocio. Os procedimentos utilizados envolveram: as contribuições da Geografia Humanista de Eric Dardel; a seleção documental e jornalística capaz de debater os problemas do desenvolvimento destes bens culturais em estudo e etnografia de vivência do parque no decorrer da grande festa espanhola. Os resultados permitem a compreensão de um modelo, que relaciona os processos de conservação, inovação e visitação, com apoio teórico dos campos imagéticos e dos vetores simbólicos. Concluiu-se que sua demonstração mais efetiva é a prática educativa do teatro vivo na Geografia: a Encenação. |
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