Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corniglion, Renato Ghizi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sales, Viviani Maria Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/287
Resumo: Este artigo faz uma abordagem multidisciplinar sobre as aplicações de um jogo (Perfil) utilizado nas aulas de Recreação e Geografia de turmas dos Cursos Técnicos em Hospitalidade e Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os referidos cursos são de nível médio profissionalizante, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizada no Rio de Janeiro. Objetiva-se, com este estudo, desenvolver reflexões sobre as estratégias de aplicações deste jogo, destinado para o público juvenil e adaptado para ser utilizado em  ambiente escolar.  Tendo em vista que esta atividade lúdica é indicada para essa faixa etária, foi feita uma pesquisa de campo com os alunos dessas turmas, que participaram desse jogo, nas aulas de recreação e Geografia. O resultado dessa pesquisa indicou que as estratégias utilizadas nas práticas dessa atividade lúdica são favoráveis para desenvolver esse e outros jogos recreativos na formação de profissionais dos referidos cursos.                                                                                                                                                           
id UFC-8_f2302b53ff289ae822ae8aeee15ae8ce
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/287
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografiaEducação; Recreação; GeografiaRecreação; Jogo Perfil; Abordagem multidisciplinarEste artigo faz uma abordagem multidisciplinar sobre as aplicações de um jogo (Perfil) utilizado nas aulas de Recreação e Geografia de turmas dos Cursos Técnicos em Hospitalidade e Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os referidos cursos são de nível médio profissionalizante, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizada no Rio de Janeiro. Objetiva-se, com este estudo, desenvolver reflexões sobre as estratégias de aplicações deste jogo, destinado para o público juvenil e adaptado para ser utilizado em  ambiente escolar.  Tendo em vista que esta atividade lúdica é indicada para essa faixa etária, foi feita uma pesquisa de campo com os alunos dessas turmas, que participaram desse jogo, nas aulas de recreação e Geografia. O resultado dessa pesquisa indicou que as estratégias utilizadas nas práticas dessa atividade lúdica são favoráveis para desenvolver esse e outros jogos recreativos na formação de profissionais dos referidos cursos.                                                                                                                                                           Universidade Federal do Ceará2016-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/28710.26895/geosaberes.v7i13.287Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 12 - 24Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 12 - 24Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 12 - 242178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/287/548Corniglion, Renato GhiziSales, Viviani Maria Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T13:14:58Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/287Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-11T13:14:58Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
title Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
spellingShingle Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
Corniglion, Renato Ghizi
Educação; Recreação; Geografia
Recreação; Jogo Perfil; Abordagem multidisciplinar
title_short Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
title_full Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
title_fullStr Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
title_full_unstemmed Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
title_sort Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
author Corniglion, Renato Ghizi
author_facet Corniglion, Renato Ghizi
Sales, Viviani Maria Barbosa
author_role author
author2 Sales, Viviani Maria Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corniglion, Renato Ghizi
Sales, Viviani Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Recreação; Geografia
Recreação; Jogo Perfil; Abordagem multidisciplinar
topic Educação; Recreação; Geografia
Recreação; Jogo Perfil; Abordagem multidisciplinar
description Este artigo faz uma abordagem multidisciplinar sobre as aplicações de um jogo (Perfil) utilizado nas aulas de Recreação e Geografia de turmas dos Cursos Técnicos em Hospitalidade e Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os referidos cursos são de nível médio profissionalizante, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizada no Rio de Janeiro. Objetiva-se, com este estudo, desenvolver reflexões sobre as estratégias de aplicações deste jogo, destinado para o público juvenil e adaptado para ser utilizado em  ambiente escolar.  Tendo em vista que esta atividade lúdica é indicada para essa faixa etária, foi feita uma pesquisa de campo com os alunos dessas turmas, que participaram desse jogo, nas aulas de recreação e Geografia. O resultado dessa pesquisa indicou que as estratégias utilizadas nas práticas dessa atividade lúdica são favoráveis para desenvolver esse e outros jogos recreativos na formação de profissionais dos referidos cursos.                                                                                                                                                           
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/287
10.26895/geosaberes.v7i13.287
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/287
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v7i13.287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/287/548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 12 - 24
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 12 - 24
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 12 - 24
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643275649024