Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660 |
Resumo: | A Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica. |
id |
UFC-8_f678221d44d76d1c9eb164b54fdfcf15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/660 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí The field activities and training of geography teachers in a university of PiauíA Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica.Universidade Federal do Ceará2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/66010.26895/geosaberes.v9i19.660Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 142178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660/672Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Hikaro Kayo de BritoSousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira deViana, Albert Isaac Gomes2019-05-01T13:01:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/660Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí The field activities and training of geography teachers in a university of Piauí |
title |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí |
spellingShingle |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí Nunes, Hikaro Kayo de Brito |
title_short |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí |
title_full |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí |
title_fullStr |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí |
title_full_unstemmed |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí |
title_sort |
Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí |
author |
Nunes, Hikaro Kayo de Brito |
author_facet |
Nunes, Hikaro Kayo de Brito Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Viana, Albert Isaac Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Viana, Albert Isaac Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Hikaro Kayo de Brito Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Viana, Albert Isaac Gomes |
description |
A Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660 10.26895/geosaberes.v9i19.660 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v9i19.660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660/672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14 Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14 Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643574493184 |