Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Hikaro Kayo de Brito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de, Viana, Albert Isaac Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660
Resumo: A Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica.
id UFC-8_f678221d44d76d1c9eb164b54fdfcf15
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/660
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí The field activities and training of geography teachers in a university of PiauíA Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica.Universidade Federal do Ceará2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/66010.26895/geosaberes.v9i19.660Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 142178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660/672Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Hikaro Kayo de BritoSousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira deViana, Albert Isaac Gomes2019-05-01T13:01:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/660Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
The field activities and training of geography teachers in a university of Piauí
title Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
spellingShingle Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
Nunes, Hikaro Kayo de Brito
title_short Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
title_full Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
title_fullStr Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
title_full_unstemmed Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
title_sort Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
author Nunes, Hikaro Kayo de Brito
author_facet Nunes, Hikaro Kayo de Brito
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de
Viana, Albert Isaac Gomes
author_role author
author2 Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de
Viana, Albert Isaac Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Hikaro Kayo de Brito
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de
Viana, Albert Isaac Gomes
description A Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660
10.26895/geosaberes.v9i19.660
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i19.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/660/672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 14
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643574493184